PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: METODOLOGIA APLICADA AO ENSINO DE QUÍMICA    
 

Aulas Teóricas: 80

A) EMENTA
Estudo do ensino de química para o ensino fundamental e médio. Estratégias didáticas para o ensino das Ciências Naturais. Objetivos e conteúdos programáticos de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental. Inter-relação com as demais áreas curriculares. O cotidiano e a experimentação no ensino da Química. Vantagens e restrições das estratégias didáticas mais comumente usadas no ensino de Química. O ensino de Química no Ensino Médio. A transposição entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Aprofundando a química na escola. A interdisciplinaridade: Física, Química e Biologia.
PCC (24 h/a) - Desenvolvimento de metodologias lúdico-pedagógicas que correlacionem a teoria do ensino de ciências e de química ao cotidiano.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Desenvolver técnicas que ajudem no aprendizado: materiais inovadores para o ensino de ciências, nos últimos anos do ensino fundamental.
Implementar novas metodologias que ajudem no aprendizado de química para o ensino médio.
Aplicar recursos e ferramentas disponíveis na Internet (Google Education).
Promover interatividade e desenvolvimento de habilidades específicas aos alunos.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1-LDB
Estudo da LDB para adequação das metodologias. Conhecimento das bases da LDB
2-PCN
Interpretação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de ciências para o Ensino Fundamental e de química para o Ensino médio.
3-Estudo e aplicação das diferentes metodologias para o ensino de ciências.
4- Estudo e aplicação das diferentes metodologias para o ensino da química.
5- Temas transversais e sua aplicação
6- Estudo das diferentes metodologias para o Ensino de Ciências e química para portadores de necessidades especiais.

D) ATIVIDADES DISCENTES

1- Leitura e apresentação de artigos (Questionando o método de ensino aplicado)
2- Apresentação de seminários e construção de metodologias de ensino
D1) PCC (Atividades Complementares)
3 - Aula com expedições (uso de óculos 3D - Google Education)
4 - Aula Virtual de Química (Laboratório Virtual)
5 - Elaboração de aula interativa através do Power Point aplicando a Química no cotidiano.


D1) PCC (Atividades a serem desenvolvidas)
Desenvolvimento de jogos complementares à aula tradicional.
Proposta de aula com uma atividade lúdica: uma paródia, um teatro, instrumentos estes que ajudarão no aprendizado da química.


E) AVALIAÇÃO

Apresentação de seminários.
Interpretação de artigos cientificos.


F) BIBLIOGRAFIA

Roque, N.F.; Química por meio do Teatro, Química Nova na Escola, nº 25, maio, 2007.
Cunha, M.B.; Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula, Química Nova na Escola, V. 34, n° 2, maio, 2012, p. 92-98.
Neto, H.S.M.; Moradillo, E.F.; O Lúdico no Ensino de Química: Considerações a partir da Psicologia Histórico-Cultural, Química Nova na Escola ,V. 38, n° 4, 2016, p. 360-368.

BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de Ensino-aprendizagem, 28ª ed., Petrópolis: Vozes, 2007.
MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Fundamentos e Propostas de Ensino de Química, Editora: INIJUI, 2012.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1990.

COMPLEMENTAR
Revista Química nova na escola. ISSN nº 0104-8899 - Sociedade Brasileira de Química IQ_USP.
PITOMBO, L. R. M. et al. Interações e transformações III: Química-Ensino Médio: A química e a sobrevivência/Atmosfera-Fonte de Materiais, 1ª ed., São Paulo: USP, 2002.