PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 04
DISCIPLINA: RECURSOS DIDÁTICOS EM QUÍMICA    
 

Aulas Teóricas: 37

A) EMENTA
Planejamento, elaboração e execução de atividades de laboratório de química relacionadas aos conteúdos do ensino médio. Montagem de equipamentos de laboratório. A literatura científica especializada e sua utilização.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Equipar com instrumentos (materiais de laboratórios e recursos áudio-visuais) os futuros professores para o ensino das ciências e química;
Desenvolver metodologias atrativas e didáticas com os acadêmicos os diversos meios para utilização e aplicação dos conteúdos em sala de aula;
Usar a lousa digital e aplicativos de celulares como ferramentas auxiliares no ensino da Química visando criar uma aula interativa.
Trabalhar com os acadêmicos a construção de projetos voltados para o ensino.
Trabalhar oficina de jogos e analogias.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Planejamentos anuais; Planejamento da aula;
Leitura de textos referentes a metodologias para o
Ensino de Química;
Leitura de textos da literatura cientifica específicos sobre análises de metodologias de ensino aplicadas e no ensino e suas conclusões;
Preparação de experimentos;
Utilização de métodos computacionais, tecnologias (jogos e softwares para o ensino da Química).

D) ATIVIDADES DISCENTES
Trabalho individual e em grupo;
Leitura e produção de texto;
Análise de artigos e de vídeos;
Apresentação de seminário;
Elaboração de planos de aulas com recursos didáticos e tecnológicos a serem aplicados para o ensino da Química.

D1)PCCs (Atividades a serem desenvolvidas)
Uso de recursos didáticos com abordagem de conteúdos ligados a Química oferecendo a experimentação, vídeos, analogias, jogos, estudo de casos, música, quis, livro didático e leitura/escrita;
Elaboração de jogos através de cartas e/ou tabuleiro, oferecendo-o como ferramenta auxiliar no ensino da Química. Elaboração de quadros análogos a programas de TVs (Show do milhão, Qual é a música, Soletrando etc) com questões pertinentes a Química no cotidiano;
Realização de download de aplicativos (softwares) ligados a Química e demonstração de formas positivas do uso de celulares em sala de aula bem como a elaboração de aulas com apresentação em lousa digital.
Explorar ferramentas do Google Education voltadas ao ensino da Química (Google Acadêmico e Google Sala de Aula).

E) AVALIAÇÃO
Avaliação escrita
Resenhas
Plano de aula escrito
Aplicação de aula

A data e conteúdo da avaliação será combinada com os alunos no decorrer do semestre durante as aulas teóricas. A prova
consistirá de questões relacionadas ao conteúdo teórico e prático discutido durante as aulas. Os alunos que faltarem à prova deverão
proceder de acordo com as normas padrões e vigente na instituição.
Os alunos deverão elaborar resenhas críticas dos textos e dos conteúdos que serão discutidos em sala de aula.
No final do semestre letivo o aluno que obtiver freqüência igual ou superior a 75% e média final inferior a 7,0 poderá fazer uma avaliação escrita referente a todo o conteúdo estudado ao longo da
disciplina.

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MATEUS, A. L. Química na Cabeça, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
CRUZ, R.; GALHARDO FILHO, E. Experimentos de Química em Microescala, com Materiais de Baixo Custo e do Cotidiano, 2ª ed., Editora: Livraria da Física, 2009.
WOLKE, R. L. O que Einstein disse a seu Cozinheiro: mais ciência na cozinha, Rio de Janeiro: Zahar , 2005.

A química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio. / Organizador: Sociedade Brasileira de Química. – São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010. 146p. il. ISBN 978-85-64099-00-5.

G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

TRINDADE, D. F.; OLIVEIRA, F. P.; BANUTH, G. S. L; BISPO, J. G. Química Básica Experimental. São Paulo: Editora Ícone, 1998.
CHRISPINO, A. Manual de Química Experimental. São Paulo: Editora Ática, 1994.
Revista Química nova na escola. ISSN nº 0104-8899 - Sociedade Brasileira de Química IQ_USP.

ANÁLISE DA EXPERIMENTAÇÃO E DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE QUÍMICA. Ano de Publicação: 2005
Editora: IMESA.

Átomo: Práticas de Química Geral para Cursos de Licenciatura.1a edição
Abril/2016. Ed. Átomo.Jaqueline Nicolini e Keller Paulo Nicolini.
Átomo: iniciação no laboratório da Química.1a edição
Março/2015. Ed. Átomo. Daltamir Maia .

Atividades lúdicas no ensino de química e a formação de professores. Química: Cadernos Pedagógicos: UFPR 2006. Disponível em: www.quimica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/AIQ_2011/livreto_quimica.pdf

A lousa digital interativa: táticas e astúcias de professores consumidores de novas tecnologias. Revista: ETD – Educ. temat. digit. Campinas, SP v.17 n. 2 p.394-413 maio/ago. 2015 ISSN 1676-2592. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd