PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: RECURSOS DIDÁTICOS EM QUÍMICA    
 

Aulas Teóricas: 40

A) EMENTA
Planejamento, elaboração e execução de atividades de laboratório de química relacionadas aos conteúdos do ensino médio. A literatura científica especializada e sua utilização. Papel da experimentação, do cotidiano e da história da Ciência no ensino de química. Uso de estratégias didáticas diversificadas com temas químicos variados.
PCC (12 h/a) ? Oficina de jogos e analogias, aulas interativas (músicas, vídeos e Power Point), utilização de aplicativos como ferramenta no ensino de química.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Propiciar aos licenciados, futuros professores do ensino da Química, experiências reais e significativas durante a formação inicial.

Descrever o desenvolver através de práticas pedagógicas o uso de recursos didáticos e/ou tecnologias educacionais (experimentação, jogos, vídeo, softwares e analogias) no ensino de química.

Conhecer os materiais e os equipamentos didáticos em uso nas escolas brasileiras.

Promover métodos didáticos e materiais específicos (Apostilas interativas, paródias musicais, analogias/estudo de casos etc) que possam ser aplicados aos alunos do ensino fundamental e médio e estimular a aproximação entre o aluno e o conteúdo.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

Preparação de experimentos.

Utilização de métodos computacionais, tecnologias (jogos e softwares para o ensino da Química).

Elaboração de materiais específicos para vestibulares (apostilas contendo comparativo de questões que foram cobradas em várias provas de vestibulares).

Usar a lousa digital e aplicativos de celulares como ferramentas auxiliares no ensino da Química visando criar uma aula interativa.

D) ATIVIDADES DISCENTES

Trabalho individual e em grupo.

Leitura e produção de texto direcionado a elaboração de roteiros de aulas práticas com utilização de recursos didáticos.

Análise de artigos e de vídeos sobre aplicação de recursos didáticos em sala de aula abordando aspectos positivos e negativos.

Apresentação de seminário.


E) AVALIAÇÃO

Avaliação escrita.

Resenhas e debates.

Apresentação de seminário.

F)BIBIOGRAFIA BÁSICA
MATEUS, A. L. Química na Cabeça, v. 2, 1ª ed, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

MARTINIS, B. S. de; OLIVEIRA, M. F. de (Orgs.), Química Forense Experimental, São Paulo: Cengage Learning, 2015. (Biblioteca Virtual ? Minha Biblioteca).

NICOLINI, J.; NICOLINI, K. P. Práticas de Química Geral para Cursos de Licenciatura. Campinas: Átomo, 2016.

A lousa digital interativa: táticas e astúcias de professores consumidores de novas tecnologias. Revista: ETD ? Educ. temat. digit. Campinas, SP v.17 n. 2 p.394-413 maio/ago. 2015 ISSN 1676-2592. Disponível em: http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd

Atividades lúdicas no ensino de química e a formação de professores. Química: Cadernos Pedagógicos: UFPR 2006. Disponível em: www.quimica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/AIQ_2011/livreto_quimica.pdf

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BESSLER, K. E., NEDER, A. de V. F. Química em Tubos de Ensaio: uma Abordagem para Principiantes. 3ª ed., São Paulo: Blucher, 2018. (Biblioteca Virtual - Minha Biblioteca)

CRUZ, R.; GALHARDO FILHO, E. Experimentos de Química em Microescala, com Materiais de Baixo Custo e do Cotidiano, 2ª ed., Editora: Livraria da Física, 2009.
MATEUS, A. L. Química na Cabeça, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

ANÁLISE DA EXPERIMENTAÇÃO E DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE QUÍMICA. Ano de Publicação: 2005
Editora: IMESA