PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: RECURSOS DIDÁTICOS EM QUÍMICA    
 

Aulas Teóricas: 40

A) EMENTA
Planejamento, elaboração e execução de atividades de laboratório de química relacionadas aos conteúdos do ensino médio. A literatura científica especializada e sua utilização. Papel da experimentação, do cotidiano e da história da Ciência no ensino de química. Uso de estratégias didáticas diversificadas com temas químicos variados.

PCC (12 h/a) - Oficina de jogos e analogias, aulas interativas (músicas, vídeos e Power Point), utilização de aplicativos como ferramenta no ensino de química.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Equipar com instrumentos (materiais de laboratórios e recursos áudio-visuais) os futuros professores para o ensino das ciências e química;
Desenvolver metodologias atrativas e didáticas com os acadêmicos os diversos meios para utilização e aplicação dos conteúdos em sala de aula;
Usar a lousa digital e aplicativos de celulares como ferramentas auxiliares no ensino da Química visando criar uma aula interativa.
Trabalhar com os acadêmicos a construção de projetos voltados para o ensino.
Oficinas de jogos e analogias.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Planejamentos anuais; Planejamento da aula;
Leitura de textos referentes a metodologias para o
Ensino de Química;
Leitura de textos da literatura cientifica específicos sobre análises de metodologias de ensino aplicadas e no ensino e suas conclusões;
Preparação de experimentos;
Utilização de métodos computacionais, tecnologias (jogos e softwares para o ensino da Química).


D) ATIVIDADES DISCENTES
Trabalho individual e em grupo;
Leitura e produção de texto;
Análise de artigos e de vídeos;
Apresentação de seminário;
Elaboração de planos de aulas com recursos didáticos e tecnológicos a serem aplicados para o ensino da Química.

D1)PCCs (Atividades a serem desenvolvidas)
Uso de recursos didáticos com abordagem de conteúdos ligados a Química oferecendo a experimentação, vídeos, analogias, jogos, estudo de casos, música, quis, livro didático e leitura/escrita;
Elaboração de jogos através de cartas e/ou tabuleiro, oferecendo-o como ferramenta auxiliar no ensino da Química. Elaboração de quadros análogos a programas de TVs (Show do milhão, Qual é a música, Soletrando etc) com questões pertinentes a Química no cotidiano;

Realização de download de aplicativos (softwares) ligados a Química e demonstração de formas positivas do uso de celulares em sala de aula bem como a elaboração de aulas com apresentação em lousa digital.
Explorar ferramentas do Google Education voltadas ao ensino da Química (Google Acadêmico e Google Sala de Aula)


E) AVALIAÇÃO
Avaliação escrita
Resenhas
Plano de aula escrito
Aplicação de aula



F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MATEUS, A. L. Química na Cabeça, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.
CRUZ, R.; GALHARDO FILHO, E. Experimentos de Química em Microescala, com Materiais de Baixo Custo e do Cotidiano, 2ª ed., Editora: Livraria da Física, 2009.
WOLKE, R. L. O que Einstein disse a seu Cozinheiro: mais ciência na cozinha, Rio de Janeiro: Zahar , 2005
OLIVEIRA, J. S.; SOARES, M. H. F. B.;VAZ, W. F. Banco Químico: um Jogo de Tabuleiro, Cartas, Dados, Compras e Vendas para o Ensino do Conceito de Soluções, Química Nova na Escola, v. 37, nº 4, 2015, p. 285-293.
GUIMARÃES, 0. M.; NASCIMENTO, A. Q. do; VELOSO, L. de A.; SAKAE, G. H.; COLTRO, S. G. Atividades Lúdicas no Ensino de Química e a Formação de Professores, Cadernos Pedagógicos, UFPR, 2006. Disponível em: http://www.quimica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/AIQ_2011/livreto_quimica.pdf.
SOCIEDADE BRAS, De Química. A Química Perto de Você: Experimentos de Baixo Custo Para A Sala de Aula do Ensino Fundamental e Médio. São Paulo: Soc. Bras. de Química, 2010


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
TRINDADE, D. F.; OLIVEIRA, F. P.; BANUTH, G. S. L; BISPO, J. G. Química Básica Experimental. São Paulo: Editora Ícone, 1998.
CHRISPINO, A. Manual de Química Experimental. São Paulo: Editora Ática, 1994.
Revista Química nova na escola. ISSN nº 0104-8899 - Sociedade Brasileira de Química IQ_USP.