PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 04
DISCIPLINA: INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA E NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS    
 

Aulas Teóricas: 37

A) EMENTA
História de Educação Especial no Brasil. Concepção de Educação Inclusiva. Políticas de Educação Inclusiva: currículo e preparação da escola. Questões ético-político-educacionais da ação docente quanto à integração/inclusão escolar de pessoas com necessidades educativas especiais. Evolução conceitual na área da educação especial. Mudanças paradigmáticas e as propostas de intervenção. Tendências atuais na relação entre a prática pedagógica e a pesquisa em âmbito educacional.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Analisar, criticamente, a história da Educação Especial no Brasil, buscando reflexão acerca de seus pressupostos filosóficos, históricos e legais.
Conhecer as políticas públicas relacionadas à inclusão de alunos com necessidades especiais.
Discutir os princípios da Educação Inclusiva no contexto da Educação Básica.
Compreender, criticamente, o processo de inclusão escolar e suas dimensões, bem como os saberes docentes necessários para torná-lo possível.
Identificar as principais características de diferentes necessidades especiais, bem como as possibilidades de intervenção, no contexto escolar.
Conhecer tecnologias assistivas e sua importância como recurso no processo de inclusão educacional.
Compreender o currículo como meio para que os alunos sejam desafiados a conseguir atingir o máximo possível de suas potencialidades, vivenciando processos significativos de aprendizagem.
Promover a formação do profissional da educação, enquanto professor reflexivo e aprendiz, com vistas ao trabalho com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais.
Planejar e elaborar aulas que atendam às diferentes necessidades dos alunos.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1.História da Educação Especial no Brasil.
2.Legislação da Educação Especial na Perspectiva da Inclusão.
3.Fundamentos e paradigmas da Inclusão.
4.As Tecnologias Assistivas e sua importância como recurso no processo de inclusão educacional.
5. Acessibilidade à escola e ao currículo.
6. As diferentes deficiências/necessidades especiais e possibilidades de intervenção no contexto escolar
7. PCC: Planejar e elaborar aulas que atendam às diferentes necessidades dos alunos, abordando recursos inclusivos e refletindo sobre as possibilidades de intervenção, no contexto escolar.


D) ATIVIDADES DISCENTES
Avaliações, dinâmicas e trabalhos em grupo.


E) AVALIAÇÃO
Contínua, cumulativa e diagnóstica, por meio das atividades propostas.
Trabalhos, provas práticas e escritas.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA
REILY, L. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. São Paulo: Papirus, 2013.
RODRIGUES, David. Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas de formação. Lisboa: Instituto Piaget, 2011.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
STAINBACK, S.; STAINBACK, W. (Orgs.).Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
MANTOAN, M. T. E.; PRIETO, R. G.; ARANTES, V. A. Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.