PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 3
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E GESTÃO ESCOLAR    
 

Aulas Teóricas: 40

A) EMENTA

O trabalho coletivo como princípio do processo educativo. Projeto político pedagógico. Planos de trabalho anual e de ensino, considerando-se a abordagem interdisciplinar. Concepções que fundamentam as teorias das organizações e de administração escolar. Concepções que fundamentam a organização do trabalho administrativo-pedagógico. Relações de poder no cotidiano da escola e suas implicações para o trabalho pedagógico. Políticas Públicas em Educação.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Promover a discussão crítica e histórica sobre as concepções que fundamentam as teorias da organização e gestão escolar e do trabalho administrativo-pedagógico. Possibilitar o estudo sobre a realidade, o contexto escolar e as relações de poder que ocorrem no cotidiano da escola a partir do cenário sócio-político brasileiro, tendo em vista suas implicações para o trabalho pedagógico. Promover a compreensão crítica sobre os conceitos de gestão participativa e cultura organizacional, articulando-os ao princípio de trabalho coletivo e colaborativo para o desenvolvimento do processo educativo. Possibilitar o estudo sobre o Projeto Político-Pedagógico, enquanto plano global das instituições escolares, a partir do princípio de democratização da escola pública. Promover a reflexão crítica sobre a atuação participativa e o papel dos educadores e da comunidade escolar nas práticas de organização e gestão da escola, bem como na transformação dessas práticas.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. O trabalho coletivo como princípio do processo educativo
a. Organização e gestão escolar: os professores e a construção coletiva do ambiente de trabalho;
b. O trabalho colaborativo como princípio da gestão escolar e do trabalho docente;
c. A escola como espaço de participação da comunidade;
2. Projeto Político-Pedagógico
a. O Projeto Político-Pedagógico: pressupostos teóricos;
b. O planejamento educacional como instrumento de formação docente e de espaço de trabalho coletivo.
3. Compreender as concepções que fundamentam as Teorias das Organizações e de Administração Escolar.
a. Histórico das teorias de Organização e Administração Escolar e suas abordagens;
b. Conceitos de administração, organização, gestão, direção e cultura organizacional;
c. A gestão educacional em face das exigências econômicas, políticas e culturais e do atual modo de produção social.
4. Compreensão das concepções que fundamentam a organização do trabalho administrativo-pedagógico.
a. Concepções de organização e de gestão escolar e suas características;
b. Gestão Participativa. Gestão Democrática. Autonomia escolar e Descentralização Administrativa: fundamentos, possibilidades e limites.
5. Relações de poder no cotidiano da escola e suas implicações para o trabalho pedagógico
a. A estrutura organizacional interna da escola: o papel do conselho escolar, equipe de direção, setor técnico administrativo, setor pedagógico, docentes, alunos, pais e comunidade e as implicações dessa estrutura nas relações entre os sujeitos que a compõem;
b. Relações de poder no interior da escola.

D) ATIVIDADES DISCENTES
Os estudantes deverão realizar Trabalhos Teóricos, Seminários, Estudo Dirigido e Dinâmicas de Grupo conforme os temas indicados para estudo extra-aula.

E) AVALIAÇÃO
Os estudantes serão avaliados por meio de Provas Teóricas, Apresentação de Trabalhos, Apresentação de Seminários, participação nas Dinâmicas de Grupo, além da sua participação nas atividades propostas, interesse, e evolução do conhecimento.

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização, 7ª. ed., São Paulo: Cortez, 2009.
CORTELLA, M. S. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos, 4ª ed., São Paulo: Cortez, 2001.
SAVIANI, D. Escola e Democracia, 29ª edição, Campinas: Autores Associados, 1995.

G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FURLAN, M.; HARGREAVES, A. A Escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. Porto Alegre: Artmed, 2000.
LIMA, L. C. A Escola como Organização Educativa. São Paulo: Cortez, 2001.