PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E GESTÃO ESCOLAR    
 

Aulas Teóricas: 40

A) EMENTA
O trabalho coletivo como princípio do processo educativo. Projeto político pedagógico. Planos de trabalho anual. Concepções que fundamentam as teorias das organizações e de administração escolar. Concepções que fundamentam a organização do trabalho administrativo-pedagógico. Relações de poder no cotidiano da escola e suas implicações para o trabalho pedagógico. Políticas Públicas em Educação.

PCC (6 h) - Análise de projetos políticos pedagógicos (PPP) de diferentes escolas para construção crítica de conhecimentos sobre o documento e sua relevância na gestão democrático-participativa da escola.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Promover a discussão crítica e histórica sobre as concepções que fundamentam as teorias da organização e gestão escolar e do trabalho administrativo-pedagógico. Possibilitar o estudo sobre a realidade, o contexto escolar e as relações de poder que ocorrem no cotidiano da escola a partir do cenário sócio-político brasileiro, tendo em vista suas implicações para o trabalho pedagógico. Promover a compreensão crítica sobre os conceitos de gestão participativa e cultura organizacional, articulando-os ao princípio de trabalho coletivo e colaborativo para o desenvolvimento do processo educativo. Possibilitar o estudo sobre o Projeto Político-Pedagógico, enquanto plano global das instituições escolares, a partir do princípio de democratização da escola pública. Promover a reflexão crítica sobre a atuação participativa e o papel dos educadores e da comunidade escolar nas práticas de organização e gestão da escola, bem como na transformação dessas práticas.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. O trabalho coletivo como princípio do processo educativo
a. Organização e gestão escolar: os professores e a construção coletiva do ambiente de trabalho;
b. O trabalho colaborativo como princípio da gestão escolar e do trabalho docente;
c. A escola como espaço de participação da comunidade;
2. Projeto Político-Pedagógico
a. O Projeto Político-Pedagógico: pressupostos teóricos;
b. O planejamento educacional como instrumento de formação docente e de espaço de trabalho coletivo.
3. PCC: Análise de Projetos Político-Pedagógicos (PPP) de diferentes escolas.
4. Compreensão das concepções que fundamentam as Teorias das Organizações e de Administração Escolar.
a. Histórico das teorias de Organização e Administração Escolar e suas abordagens;
b. Conceitos de administração, organização, gestão, direção e cultura organizacional;
c. A gestão educacional em face das exigências econômicas, políticas e culturais e do atual modo de produção social.
5. Compreensão das concepções que fundamentam a organização do trabalho administrativo-pedagógico.
a. Concepções de organização e de gestão escolar e suas características;
b. Gestão Participativa. Gestão Democrática. Autonomia escolar e Descentralização Administrativa: fundamentos, possibilidades e limites.
6. Relações de poder no cotidiano da escola e suas implicações para o trabalho pedagógico
a. A estrutura organizacional interna da escola: o papel do conselho escolar, equipe de direção, setor técnico administrativo, setor pedagógico, docentes, alunos, pais e comunidade e as implicações dessa estrutura nas relações entre os sujeitos que a compõem;
b. Relações de poder no interior da escola.


D) ATIVIDADES DISCENTES
Discussões em grupo, trabalhos, pesquisa e compartilhamento de artigos científicos.

E) AVALIAÇÃO
Além das atividades avaliativas já citadas, serão realizadas avaliações escritas, ao longo do semestre.

F) BIBLIOGRAFIA

BÁSICA
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola. 6. ed. rev. e ampl. São Paulo: Heccus Editora, 2016.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. Trad. de João Batista Kreuch. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas.9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VEIGA, Ilma Passos (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 29ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

COMPLEMENTAR
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVERIA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
LÜCK, Heloísa. Ação integrada: administração, supervisão e orientação educacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.