PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 1
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO    
 

Aulas Teóricas: 40

Educação na antiguidade. Educação dos povos clássicos. Educação Medieval. Principais correntes do pensamento pedagógico a partir da modernidade. História da educação no Brasil a partir do séc. XX.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
- Refletir sobre o que é educação
- Estudar a educação dos povos antigos, clássicos e modernos como forma de repensar a educação atual
- Analisar os principais fatos históricos relativos à educação brasileira, bem como o contexto em que se deram.



C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

- Definição de História, Sociologia e Filosofia da Educação.
- Definição do termo Educação através dos tempos.
- Educação na antiguidade
- Educação na era clássica
- Educação medieval
- Revolução Francesa e a Educação moderna
- História da Educação no Brasil
- A Alfabetização no Brasil
- Rumos da Educação no Brasil




D) ATIVIDADES DISCENTES
As atividades em classe e extraclasse serão desenvolvidas por meio de procedimentos didáticos específicos, sob a forma de técnicas de ensino
individuais e em grupo, de modo a envolver os alunos em aprendizagens significativas. Destacamos, dentre outras, as seguintes atividades:
leituras, debates, discussões e análise de textos verbais e não verbais (jornais, revista, filmes, histórias em quadrinhos, propagandas etc.),
pesquisas e seminários, etc. Haverá também a intensa utilização de atividades em Ambientes Virtuais, vez que esta disciplina será desenvolvida de maneira híbrida, ou seja, presencial e à distância. por meio de Fóruns de Discussão, Realização de Avaliação com questões e múltipla escolha, elaboração de trabalhos de pesquisa científica.



E) AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será contínuo e concomitante ao desenvolvimento de cada unidade. Para efeito dessa avaliação, serão considerados todos os trabalhos resultantes das atividades desenvolvidas individualmente e em grupos: análise e interpretação de textos, de filmes, apresentação de seminários, exercícios e provas. Autoavaliação do aluno. Avaliação da
disciplina e do professor.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

PILETTI, C.; PILLETI, N. História da Educação: de Confúcio a Paulo Freire, São
Paulo: Contexto, 2013.
ROMANELLI, O. O. História da Educação no Brasil, 39ª ed., São Paulo: Vozes,
2013.
MANACORDA, M. A. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias, 13ª
ed. São Paulo: Cortez, 2010

G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

RIBEIRO, M. L. S. História da Educação Brasileira: a organização escolar, 21ª
ed., Campinas: Autores Associados, 2011.
PONCE, A. Educação e Luta de Classes, 23ª ed.,São Paulo: Cortez, 2010