PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 01
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO    
 

Aulas Teóricas: 40

A) EMENTA
Educação na antiguidade. Educação dos povos clássicos. Educação Medieval. Principais correntes do pensamento pedagógico a partir da modernidade. História da educação no Brasil a partir do séc. XX.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
- Refletir sobre o que é educação
- Estudar a educação dos povos antigos, clássicos e modernos como forma de repensar a educação atual
- Analisar os principais fatos históricos relativos à educação brasileira, bem como o contexto em que se deram.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
- Definição de História, Sociologia e Filosofia da Educação.
- Definição do termo Educação através dos tempos.
- Educação na antiguidade
- Educação na era clássica
- Educação medieval
- Revolução Francesa e a Educação moderna
- História da Educação no Brasil
- A Alfabetização no Brasil
- Rumos da Educação no Brasil


D) ATIVIDADES DISCENTES
- Utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA-Moodle), possibilitando experiências que mobilizem a construção de conhecimento por meio da interação e da interatividade.
- Exercícios e estudos de casos práticos que mobilizem os conhecimentos sobre os conteúdos da disciplina.
- Debates e reflexões que mobilizem o interesse do aluno e a identificação de oportunidades para aplicação dos conhecimentos e habilidades em suas atividades (função social da disciplina)


E) AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será contínuo e processual, considerando todos os trabalhos resultantes de atividades. Apresentação das atividades teórico práticas, avaliação semestral escrita e individual.
NOTA - 40% AVA
30% PRESENCIAL
30% PROVA


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
PILETTI, C.; PILLETI, N. História da Educação: de Confúcio a Paulo Freire, São Paulo: Contexto, 2018.
ROMANELLI, O. de O. História da Educação no Brasil, 40ª ed., São Paulo: Vozes, 2016.
MANACORDA, M. A. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias, 13ª ed., São Paulo: Cortez, 2010.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FILHO, L. M. de F. Pensadores sociais e história da educação, 3ª ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Biblioteca Virtual-Minha Biblioteca)
PONCE, A. Educação e Luta de Classes, 23ª ed., São Paulo: Cortez, 2010