PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 2
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE ENSINO DE QUÍMICA II    
 

Aulas Teóricas: 72

A) EMENTA
Estudo do ensino de química para o ensino fundamental e médio. Situações de simetria invertida para o ensino da Química. Técnicas de análise qualitativa de cátions e ânions. Resolução de situações problema. Participação e elaboração de situações práticas aplicadas ao cotidiano.
PCC (12 h) - Elaboração de experimentos sobre fenômenos de equilíbrios presentes no cotidiano.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
-Conhecer os fundamentos necessários para análise em química analítica qualitativa. Estabelecer regras e métodos práticos para análise química qualitativa.
-Investigar, através da experimentação, reações de precipitação presentes no cotidiano.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Segurança em laboratório. Toxicologia dos produtos químicos;

2. Classificação da análise qualitativa, técnicas de análise;

3. Chama de bunsen: excitação dos átomos na chama, absorção e emissão de radiações pelos átomos excitados, coloração de chama.

4. Precipitação, técnica de separação por centrifugação;

5. Classificação de cátions e ânions, reações características de cada grupo;

6. Separação, identificação e reações características dos cátions do grupo I; II; III; IV e V.

7. Análise e reações características dos ânions do grupo I; II; III; IV; V e VI.

8. Avaliação do equilíbrio químico;

9. Avaliação de soluções ácidas e básicas, com o uso de indicadores e medidas de pH.

10. Avaliação do efeito tampão;

11. Avaliação do produto de solubilidade;

12. Elaboração de experimentos sobre fenômenos de
equilíbrio químico presentes no cotidiano e
investigação daqueles empregados industrialmente e no
tratamento de águas naturais e residuárias - Projeto
de prática como componente curricular (PCC)


D) ATIVIDADES DISCENTES

Relatórios referentes às aulas práticas
Elaboração de aula prática aplicada ao cotidiano -
Projeto de prática como componente curricular (PCC).


E) AVALIAÇÃO
Avaliação prática e teórico-prática;
Avaliação da atividade de elaboração de aula prática
aplicada ao cotidiano - Projeto de prática como
componente curricular (PCC).

F) BIBLIOGRAFIA

BÁSICA
ROSA, G.; GAUTO, M. GONÇALVES, F. Química analítica: práticas de laboratório. Porto Alegre: Bookman, 2013.
LEITE, F. Práticas de Química Analítica, 4ª ed., Campinas: Átomo, 2010.
POSTMA, J. M.; ROBERTS, J. L.; HOLLENBERG, J. L. Química no Laboratório, 5ª ed., São Paulo: Manole, 2009.


COMPLEMENTAR
VOGEL, A. Química Analítica Qualitativa, São Paulo: Mestre Jow, 1981.
Revista Química nova na escola. ISSN nº 0104-8899 - Sociedade Brasileira de Química IQ_USP.