PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 05
DISCIPLINA: EST.SUP.: ENFERMAGEM E EDUCAÇÃO EM SAÚDE    
 

Aulas Teóricas: 70

A) EMENTA
O estágio supervisionado permitirá ao aluno aplicação dos conceitos e instrumentos de ensino-aprendizagem voltados para o processo de elaboração, gestão, desenvolvimento de projeto educativo em saúde.


B) OBJETIVOS E COMPETÊNCIAS
Elaborar, desenvolver e avaliar projetos de educação em saúde utilizando ferramentas e instrumentos de implementação, avaliação das estratégias de acompanhamento e validação da aprendizagem.
Elaborar, desenvolver e avaliar programas de educação continuada e educação permanente no âmbito da saúde coletiva e individual dos profissionais de saúde.
Elaborar, desenvolver e avaliar programas de educação em saúde voltadas para a comunidade, individualmente e em grupo, considerando suas necessidades de educação e demandas.


C) ATIVIDADES PRÁTICAS
Elaborar, desenvolver e avaliar projetos de educação em saúde;
Elaborar, desenvolver e avaliar programas de educação continuada e educação permanente no âmbito da saúde coletiva e individual dos profissionais de saúde;
Elaborar, desenvolver e avaliar programas de educação em saúde voltados para a comunidade, individualmente e em grupo, considerando suas necessidades de educação e demandas.
Entrega dos relatórios.


D) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Aplicação prática das competencias desenvolvidas nas disciplinas: Gestão em Enfermagem, Sociologia e Antropologia Filosófica, Informática e Sistemas de Informação, Didática Aplicada à Enfermagem e Educação em Saúde, Epidemiologia Clínica, Enfermagem na Saúde da Mulher, Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso, Enfermagem na Saúde da Criança, Enfermagem Psiquiátrica, Saúde Coletiva.


E) AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados de forma somativa, com a entrega do planejamento e implenetação da ação de educação e formativa, considerando a frequência, relacionamento da teoria e prática, desenvolvimento das competências e relacionamento interpessoal.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BOUNDY, Janice. Enfermagem médico-cirúrgica. Volumes 1 e 2. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2004.
CIANCIARULLO, Tamara I. Instrumentos básicos para o cuidar: um desafio para a qualidade. São Paulo: Atheneu, 2005.
CIANCIARULLO, Tamara I. Sistema de assistência de enfermagem: evolução e tendências. São Paulo: Ícone, 2001.
CRAVEN, Ruth F. Fundamentos de enfermagem: saúde e função humanas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
GEIB, L. T. C. Capacitação pedagógica de enfermeiros: uma construção a partir da concepção problematizadora. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 9, n. 1, Jan. 2001. Disponível em . Acesso em 23 Aug. 2009.
HELMAN, Cecil G. Cultura, saúde e doença. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 1994.
MOORHEAD, S.; JOHNSON, M.; MAAS, M. (Orgs.) Classificação dos resultados de enfermagem (NOC). 3 ed. Tradução: Marta Avena. Porto Alegre: Artmed, 2008.
MUSSI, N. M.; OHNISHI, M.; UTYAMA, I. K. A.; OLIVEIRA, M. M. B. Técnicas Fundamentais de Enfermagem. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2007. 245 p.
PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 1998.