PLANO DE CURSO  
ANO: 2022
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 05
DISCIPLINA: EST.SUP.: ENFERMAGEM NA ATENÇÃO HOSPITALAR    
 

Aulas Teóricas: 170

A) EMENTA
O estágio favorece a integração das ações de enfermagem nas ações multiprofissionais por meio de programas de assistência integral à saúde da mulher, da criança, do adolescente, do adulto e do idoso, no ambiente hospitalar, considerando a sistematização das ações de enfermagem desenvolvidas, a organização e a priorização de tarefas e a educação em saúde à comunidade, por meio das diferentes formas de comunicação em saúde.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Sistematizar a Assistência de Enfermagem em Saúde Mental (transtornos psiquiátricos e mentais), identificando os diversos níveis de atuação e as alternativas de tratamento/terapias somáticas e psicossociais dos transtornos mentais/psiquiátricos de forma a promover uma assistência de enfermagem em saúde mental livre de preconceitos e que respeite a integralidade do indivíduo e sua família/comunidade.
Identificar sinais e sintomas que caracterizam a condição de urgência/emergência/gravidade do cliente, objetivando determinar e estabelecer as prioridades de atendimento nessas situações.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Aplicação prática das B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS desenvolvidas nas disciplinas: Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem, Enfermagem Psiquiátrica, Enfermagem na Saúde da Mulher, Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso, Enfermagem Pediátrica e Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva


E) AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados quanto à frequência, desenvolvimento das B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS e relacionamento interpessoal.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALMEIDA, F. A.; SABATÉS, A. L. Enfermagem Pediátrica: a criança, o adolescente e sua família no hospital. Organizadoras. Barueri: Manole, 2008.
BRASIL. Ministério da Saúde. Assistência ao Pré Natal: Manual técnico. Secretaria de Políticas de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2000.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Básica. Departamento de Ações Estratégicas. Política Nacional de Atenção à Saúde da Mulher: Princípios e diretrizes. Manual Técnico. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
COSTA, H. P. F.; MARBA, S. T. O recém nascido de muito baixo peso. São Paulo: Atheneu, 2003.
CRUZ, Andréa Porto (Org.). Curso didático de enfermagem. v. II. São Caetano do Sul: Yendis, 2005.
Diagnósticos de Enfermagem da NANDA: definições e classificação 2007-2008/North American Nursing Diagnosis Association. Tradução Regina Machado Garcez. Porto Alegre: Artmed, 2008.
DOCHTERMAN, J. M.; BULECHEK, G. M. Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC). 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
FIGUEIREDO, N. M. A. (Org.). Ensinando o cuidar de clientes em situações clínicas e cirúrgicas. (Práticas de Enfermagem) São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2003.
MUSSI, N. M.; OHNISHI, M.; UTYAMA, I. K. A.; OLIVEIRA, M. M. B. Técnicas Fundamentais de Enfermagem. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2007.
SMELTZER, S. C. M.; BARE, B. G. Tratado de Enfermagem Médico Cirúrgica. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.
SPARKS, Sheila M.; TAYLOR, Cynthia M.; DYER, Janice G. Diagnóstico em enfermagem. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2000.
STEFANELLI , Maguida C. et al (Org). Enfermagem psiquiátrica em suas dimensões assistenciais. 1 ed. Barueri: Manole, 2008.
STUART G. W; LARAIA M. T. Enfermagem psiquiátrica: princípios e prática, 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
TOWNSEND, M. C. Enfermagem psiquiátrica: conceitos de cuidado. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
TOY, C. Eugene; KLAMEN, Debra. Casos clínicos em psiquiatria. Porto Alegre: Artmed, 2005.
VIANA, D. L.; CONTIM, D. Manual de Procedimentos em Pediatria. Organizadores. São Caetano do Sul: Yendis, 2006