PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 4
DISCIPLINA: GESTÃO EM ENFERMAGEM    
 

Aulas Teóricas: 152

A) EMENTA

A disciplina aborda o conhecimento dos princípios e componentes básicos das ferramentas de gestão em Enfermagem.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Desenvolver e aprimorar habilidades de Liderança para o trabalho em equipe.
Identificar as características gerais e específicas dos componentes de uma equipe.
Reconhecer e ser capaz de utilizar ferramentas para administração de conflitos.
Reconhecer os componentes Comunicacionais Organizacionais e Interpessoais que interferem no trabalho em equipe.
Reconhecer a Estrutura Organizacional e os aspectos de exercício de Autoridade e Poder nas Instituições de Saúde.
Reconhecer e intervir nas necessidades de desenvolvimento da equipe de Enfermagem.
Conhecer os componentes que interferem no Processo de Mudança e ser capaz de Criar e Implementar Projetos em Serviço.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

Liderança: Diferença entre Liderança e Administração; Evolução Histórica da Teoria da Administração: Características pessoais de um Líder.
Trabalho em equipe e processo grupal: A equipe multiprofissional e a equipe de Enfermagem; O trabalho em equipe na Saúde; Organização do Trabalho por equipes; Componentes de um grupo e componentes de uma equipe.
Administração de Conflitos: Papéis de Liderança e Funções Administrativas; Categorias de Conflito; O processo do Conflito; Estratégias para a solução de Conflitos; Administração de conflitos nas unidades de trabalho; Aspectos Negativos dos Conflitos; Processo de Negociação; Integração dos papéis de Liderança e Administração no gerenciamento dos Conflitos.
Componentes comunicacionais: Sistemas de Informação em Saúde; Sistemas de Informação de Enfermagem; Comunicação Organizacional e Interpessoal; Barreiras à comunicação organizacional; Estratégias organizacionais de comunicação; A comunicação escrita no âmbito da organização; Comunicação não-verbal.
Autoridade e Poder nas Organizações: Compreendendo o Poder e a Autoridade; Papéis de Liderança e Administração na aquisição de Autoridade e Poder; Tipos de Poder; Falha do Poder da Autoridade; Fortalecimento dos subordinados; Construção de uma Base Pessoal de Poder; A política do Poder; Abuso de Poder nas Instituições de Saúde e na Enfermagem.
Necessidades de desenvolvimento em Enfermagem: Recrutamento e Seleção de pessoal de Enfermagem; Treinamento e Desenvolvimento: Identificação das necessidades de desenvolvimento, Elaboração e Implementação de Programas de Educação Continuada e Educação em Serviço; Avaliação de Desempenho.
Planejamento em Enfermagem: Processo de Tomada de Decisão; Planejamento Normativo ou Tradicional: Fases do Processo Normativo ou Tradicional; Planejamento Estratégico Situacional; Momento Explicativo; Momento Normativo; Momento Estratégico; Momento Tático Operacional.


D) ATIVIDADES DISCENTES

Os estudantes deverão realizar Trabalhos Teóricos, Seminários, Estudo Dirigido e Dinâmicas de Grupo, conforme os temas indicados para estudo extra-aula.

E) ATIVIDADES PRÁTICAS

Os alunos desenvolverão programas de Educação Continuada e Planejamentos Estratégicos Situacionais a fim de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas.

F) AVALIAÇÃO

Os estudantes serão avaliados por meio de Provas Teóricas, Apresentação de Trabalhos, Apresentação de Seminários, participação nas Dinâmicas de Grupo, além da sua participação nas atividades propostas intra e extra-aula, interesse, e evolução do conhecimento.

G) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CIANCIARULLO, Tamara Iwanow. Instrumentos básicos para o cuidar: um desafio para a qualidade de enfermagem. São Paulo: Atheneu, 2005.
CIANCIARULLO, Tamara Iwanow. Sistema de Assistência de Enfermagem: evolução e tendências. São Paulo: Ícone, 2001.
KURCGANT, Paulina. Administração em enfermagem. São Paulo: EPU, 1991.
MALAGÓN-LONDOÑO, Gustavo. Administração hospitalar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
MARQUIS, B. L.; HUSTON, C. J. Administração em Enfermagem: teoria e aplicação. Trad. Regina Machado Garcez e Eduardo Schaan. 2 ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
MARQUIS, Bessie L. Administração e liderança em enfermagem: Teoria e Prática. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MOTTA, Ana Letícia Carnevalli. Auditoria de enfermagem no processo de credenciamento. São Paulo: Iátria, 2003.
TRONCHIN, D. M. R. et al. Gerenciamento em Enfermagem. Coord. Paulina Kurkgant. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.