PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 4
DISCIPLINA: DIDÁTICA APLIC. À ENFERM. E EDUCAÇÃO EM SAÚDE    
 

Aulas Teóricas: 152

A) EMENTA

A disciplina aborda o processo de aprendizagem e de ensino-aprendizagem, bem como os fatores que afetam esse processo; as diversas metodologias e estratégias de ensino, compreendendo o processo de elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação de projeto educativo em saúde.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Conhecer as abordagens pedagógicas de ensino-aprendizagem mais reconhecidas nacionalmente.
Reconhecer o processo de ensino-aprendizagem e suas implicações no cotidiano educacional.
Identificar os componentes de um planejamento curricular/projeto político pedagógico.
Conhecer e utilizar de técnicas de ensino, respeitando as peculiaridades dos sujeitos e do contexto, assim como a coerência com a prática de enfermagem.
Identificar as formas de avaliação e aplicação dos instrumentos de avaliação e estratégias de acompanhamento e validação da aprendizagem.
Conhecer as abordagens pedagógicas do processo ensino-aprendizagem no âmbito da educação continuada e educação permanente e suas implicações para o planejamento educacional em enfermagem.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

Abordagens teóricas da pedagogia
Planejamento curricular
Planejamento didático: Plano de curso, unidade e aula; Construção dos objetivos, seleção de conteúdos, identificação de estratégias, escolha dos recursos didáticos e estabelecimento de critérios de avaliação.
Tecnologia Educacional: recursos audiovisuais na educação; Estratégias de ensino; Técnicas de ensino e recursos audiovisuais.
Identificação das necessidades de Educação em Saúde: Déficit de conhecimento: Sobre o próprio corpo; Sobre a manutenção da saúde (Hábitos alimentares, higiênicos, sanitários, pessoais); Sobre a prevenção de doenças - Mecanismos de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e infecto contagiosas (Secreções corporais e fluidos, Vetores, Condições facilitadas pelo ambiente).
Abordagem das questões de saúde: Intervenção educativa individual e grupal - Preparo do ambiente, Confidencialidade, Estabelecimento de vínculo de confiança; Abordagem da temática - Utilização de linguagem comum, Utilização de recursos audiovisuais, Elaboração e distribuição de cartilha educativa e folder; Referência e Contra referência para equipe/profissional especializado.
Educação Continuada: princípios e fundamentos, elaboração de um programa: identificação das necessidades de educação, planejamento, elaboração e avaliação.
Educação Permanente: princípios e fundamentos, elaboração de um programa: identificação das necessidades de educação, planejamento, elaboração e avaliação.


D) ATIVIDADES DISCENTES

Os estudantes deverão realizar Estudo Dirigido e Dinâmicas de Grupo conforme os temas indicados para estudo extra-aula.


E) ATIVIDADES PRÁTICAS

Os estudantes elaborarão Planos de Aula, debates, seminários e grupos de estudo, a fim de aprimorar o desenvolvimento cognitivo e a aplicabilidade do conhecimento na sua prática didática.


F) AVALIAÇÃO

Os estudantes serão avaliados por meio de Provas Teóricas, Apresentação de Trabalhos, além da sua participação nas atividades propostas intra e extra-aula, interesse, e evolução do conhecimento.


G) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BORDENAVE, J. D.; PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 26 ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
CANDAU, V. M. A didática em questão. 25 ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
CANDAU, V. M. Rumo a uma nova didática. 16 ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
CARRAHER, T. N. Aprender pensando: contribuições da psicologia cognitiva para a educação. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PAQUAY, L.; PERRENOUD, P.; ALTET, M; CHARLIER, E. Formando professores profissionais. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
PERRENOUD, P. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
PERRENOUD, P. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
RABELO, E. H. Avaliação: novos tempos, novas práticas. 7 ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
SANTOS, S. M. P. dos. Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 2003.