PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 03
DISCIPLINA: PROCESSO DE ENFERMAGEM    
 

Aulas Teóricas: 76

A) EMENTA
A disciplina aborda o conhecimento das etapas e das principais teorias que fundamentam aplicação de todas as etapas do Processo de Enfermagem permitindo ao Enfermeiro atuar na área de assistencial.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Conhecer o conceito e evolução histórica do Processo de Enfermagem e da Sistematização da Assistência de Enfermagem.
Conhecer as principais teorias que fundamentam a aplicação do Processo de Enfermagem nos níveis primário, secundário e terciário de atenção à saúde.
Conhecer as etapas do Processo de Enfermagem.
Compreender a aplicação e registro do Processo de Enfermagem nos níveis primário, secundário e terciário de atenção à saúde como função privativa do Enfermeiro.
Conhecer as principais medidas de análise estatística descritiva utilizadas nos estudos epidemiológicos.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Processo de Enfermagem: Conceito e Evolução Histórica.
Fundamentação Teórica: Teorias de Enfermagem: Teoria do Auto Cuidado de Oren; Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Horta; Teoria da Adaptação de Levine; Modelo Calgary de Avaliação da Família; Teoria dos Pacrões Funcionais de Gordon.
Processo de Enfermagem: Histórico - Anamnese e Exame Físico: Elaboração e Cuidados na implementação; Diagnóstico de Enfermagem - Conceito, Título, Definição, Fator Relacionado e Características Definidoras; Prescrição de Enfermagem; Evolução de Enfermagem; Resultados de Enfermagem.
Processo de Enfermagem: Nível Primário - Auto cuidado e Atenção à Família; Nível Secundário - Cuidado Hospitalar Centrado no Cliente e no Acompanhante; Nível Terciário: Cuidado Intensivo Centrado no Cliente e na Família.
Normas para Registros de Enfermagem: Anotação de Enfermagem e Evolução de Enfermagem.


D) ATIVIDADES PRÁTICAS
Os alunos realizarão exercícios de fixação e aplicação dos conhecimentos teóricos, relatórios e seminários.


E) ATIVIDADES DISCENTES
Os alunos deverão realizar mesa redonda com a participação de Enfermeiros dos níveis primário, secundário e terciário de atenção sobre as dificuldades e estratégias para a implementação do Processo de Enfermagem nestas áreas de atenção


F) AVALIAÇÃO
Os alunos realizarão provas teórica e trabalhos intra e extra classe, sendo avaliados quanto à frequência, evolução do conhecimento e realização das atividades práticas.


G) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
HORTA W. A. Processo de enfermagem. São Paulo: EPU; 1979.
Diagnósticos de Enfermagem da NANDA: definições e classificação, 2009-2010. Tradução Jeanne Liliane Marlene Michel. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GAIDZINSKI et al. Diagnóstico de Enfermagem na prática Clínica. Porto Alegre: Artmed, 2008.