PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 03
DISCIPLINA: ENFERMAGEM PEDIÁTRICA    
 

Aulas Teóricas: 152

A) EMENTA

A disciplina aborda a identificação e intervenção nas necessidades de saúde da criança, desde a época neonatal até a fase da adolescência, nos níveis individual, coletivo e familiar, permitindo ao Enfermeiro atuar na assistência à criança e sua família nas diversas fases de crescimento.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS:

Desenvolver a metodologia da consulta de enfermagem pediátrica, permitindo o conhecimento dos aspectos de crescimento e desenvolvimento da criança e avaliação física;
Desenvolver a competência da utilização de técnicas lúdicas: brinquedo terapêutico, dramatização, musicoterapia para assistência a criança.
Desenvolver competência de cuidados à criança e à família com base na comunidade utilizando como ferramenta cuidado centrado na família.
Desenvolver a competência de pensamento crítico e o processo de enfermagem aplicado às crianças e as famílias.
Desenvolver competências de promoção da saúde das crianças na baixa, média e alta complexidade de cuidado.
Conhecer as patologias mais comuns na infância os respectivos planejamentos de cuidados pela enfermagem pediátrica.
Conhecer os cuidados de urgência e Emergência Pediátrica e as caracteristicas específicas dos cuidados intensivos em pediatria.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO):

- Discussão sobre aspectos conceituais relevantes para Enfermagem Pediátrica
- Perspectivas da Enfermagem Pediátrica
- Cuidados de Enfermagem à Criança e à família com Base na Comunidade
- Influência da Família na Promoção da Saúde Infantil – Cuidado Centrado na Família
- Influencia Sociais, Culturais e Religiosas na Promoção da Saúde da Criança
- Processo de Crescimento e Desenvolvimento na Infância a Adolescência Aspectos Psicológicos
- Comunicação e Avaliação Física da Criança – Consulta de Enfermagem
- Pensamento Crítico e o Processo de Enfermagem Aplicado ao cuidado às crianças e famílias
-Consulta de Enfermagem – (Histórico/Avaliação física/Levantamento de Problemas/Planejamento/Implementação/Educação em Saúde/Evolução e Registro)
- Humanização e Segurança a Criança e Adolescente – Injúrias na Infância
- Avaliação e Controle da dor na Infância
- Impacto da Hospitalização na criança e na família
- Terapêutica Medicamentosa em Pediatria
- Sedação e Analgesia em Pediatria
- Assistência a Criança Grave – UTI Pediátrica
- Assistência a Criança com Neoplasia, Sindrômica, com IVAS, diarréia, desidratação, desnutrição, deficit de crescimento e/ou desenvolvimento.
- A criança e a família com necessidades especiais
- Estatuto da Criança e do Adolescente
- Violência Sexual na Infância
- Urgências Pediátricas
- Reanimação Pediátrica
- Morte Encefálica em Pediatria
- Suporte Nutricional


D) ATIVIDADES PRÁTICAS:

- Atividades em laboratório prática simulada, diluição de medicação;
- Consulta pediátrica de enfermagem na comunidade;
- Desenvolvimento do brinquedo terapêutico;
- Elaboração de um instrumento SAE em Pediatria.

E) ATIVIDADES DISCENTES:

- Os estudantes deverão realizar estudo dirigido sobre os cuidados de enfermagem frente aos principais adoecimento que afetam as crianças;
- Elaboração de brinquedo terapêutico nas diferentes fases de desenvolvimento da criança;
- Realização de consulta de enfermagem em pediatria na comunidade realizando o processo de enfermagem;
- Reflexão crítica sobre temas abordados na multidisciplinaridade;
- Apresentação de seminário com exercício de avaliação dos grupos;


F) AVALIAÇÃO:

Os estudantes serão avaliados por meio das apresentações de trabalhos, provas, realização das atividades práticas em laboratório, avaliação e participação nas atividades propostas, interesse, e evolução do conhecimento.

G) BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

1. ALMEIDA, F. A.; SABATÉS, A. L. Enfermagem Pediátrica: a criança, o adolescente e sua família no hospital. Organizadoras. Barueri: Manole, 2008.

2. BRÊTAS, J.R. Manual de exame físico: Para prática de enfermagem em pediatria. 3. ed. Santos: IÁTRIA, 2013.

3. WONG. Fundamentos de Enfermagem Pediátrica/[editado por] Marilyn J. Hockenberry; [ coedição David Wilson]; tradução Maria Inês Corrêa Nascimento ...[et al.] – Rio de Janeiro: Elsevier,2011.

4. PICON P, X.; MAROSTICA J, C; BARROS E.; et al. Pediatria Consulta Rápida. Porto Alegre: Artmed, 2010..

5. OLIVEIRA R, G. Blackbook Pediatria. Belo Horizonte: Black Book Editora, 2011.

6. LOPES R, M. Ludodiagnóstico: análise cognitive das representações infantins. 1 ed. São Paulo: Vetor, 2011.

7. GOMES I, L. Enfermagem Pediátrica – Coleção Práxis. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

8. Enfermagem Pediátrica: distúrbios, intervenções, procedimentos, exames complementares, recursos clínicos/[consultoras e revisoras Brandy Andrew ... et al.]; tradução Ivan Lourenço Gomes; revisão técnica Maria de Fátima Azevedo. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

9. UTI Pediátrica/editor, José Roberto Fioretto ...[et al.]. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

10. Programa de Atualização em Terapia Intensiva Pediátrica (PROTIPED)/organizado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira e Sociedade Brasileira de Pediatria; diretores acadêmicos: Jefferson Pedro Piva, Werther Brunow de Carvalho. – Porto Alegre: Artmed/Panamericana Editora, 2009.