PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 03
DISCIPLINA: ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO E DO IDOSO    
 

Aulas Teóricas: 152

A) EMENTA
A disciplina aborda a identificação de situações-problema e a intervenção nas necessidades de saúde individuais, coletivas e familiares do ser humano adulto e idoso, permitindo ao Enfermeiro atuar e gerenciar a prevenção, tratamento e reabilitação dos agravos sofridos pelos pacientes nestas fases da vida.


B)OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Compreender a importância do embasamento teórico acerca da fisiopatologia, manifestações clínicas, tratamento, prevenção e promoção, políticas de saúde para realizar uma consulta de enfermagem em níveis de Atenção Primário, Secundário e Terciário.
Compreender a importância do Método Clínico Centrado na Pessoa no processo do cuidado.
Compreender a importância de identificar as necessidades básicas de saúde do indivíduo, família e comunidade e os determinantes sociais da saúde para realizar o cuidado integral.
Compreender o processo de envelhecimento
Compreender a fisiopatologia, tratamento, reabilitação e aspectos preventivos das principais doenças relacionadas às funções Respiratória, Cardiovascular, Digestiva e Gastrointestinal, Metabólica e Endócrina, Renal, Reprodutiva masculina, Imunológica, Tegumentar, Sensorial, Neurológica e Musculoesquelética, a que estão sujeitos os seres humanos nas fases adulta e idosa , nos níveis individual, familiar e comunitário.
Ser capaz de aplicar métodos de semiologia e semiotécnica para a identificação das necessidades de saúde de adultos e idosos, famílias e comunidade.
Conhecer os aspectos sócio-econômicos e psicológicos que influenciam o consumo alimentar dos adultos e idosos, bem como as necessidades alimentares dos indivíduos nessas fases da vida para avaliação nutricional, assistência e educação nutricional.
Conhecer os Diagnósticos de Enfermagem a partir das respostas dos adultos, nos níveis individual, familiar e comunitário, a problemas de saúde/processos vitais contidos nos Domínios: Promoção da Saúde, Nutrição, Eliminação e Troca, Atividade e Repouso, Percepção e Cognição, Sexualidade, Enfrentamento/Tolerância ao Estresse, Segurança e Proteção, Conforto.
Reconhecer as Intervenções de Enfermagem prioritárias para a satisfação das necessidades de saúde identificadas (SAE).
Relacionar os sinais e sintomas clínicos das respostas humanas à fisiopatologia das doenças que acometem os adultos: respiratórias, cardiovasculares, endócrinas, reumatológicas, imunológicas, urinárias, digestivas, dermatológicas, e outras (SAE).
Conhecer meios e instrumentos de orientação e educação para o autocuidado do adulto nos níveis individual, familiar e comunitário (SAE).


C) BASES TECNOLÓGICAS CLÍNICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Processo de Envelhecimento. Senescência e Senilidade
Função Respiratória: Avaliação Diagnóstica da Função Respiratória das vias aéreas superiores e inferiores; Principais doenças das vias aéreas superiores e inferiores, Epidemiologia, Manifestações Clínicas, Fatores de Risco, Prevenção e tratamento.
Função Cardiovascular: Hipertensão Arterial Sistêmica e seus agravos; Trombose Venosa Profunda; Tromboflebite; Infarto; Insuficiência Cardiovascular. Epidemiologia, Manifestações Clínicas, Fatores de Risco, Prevenção e tratamento.
Função Digestiva e Gastrintestinal: Anormalidades da cavidade oral; Anormalidades dos Dentes; Distúrbios de Motilidade; RGE; Hérnia de Hiato; Divertículo; Gastrite e Úlcera Péptica; Epidemiologia, Manifestações Clínicas, Fatores de Risco, Prevenção e tratamento. Aconselhamento Nutricional: Avaliação da qualidade e quantidade de nutrientes ingeridos; Digestão dos alimentos - ação enzimática; Necessidades e hábitos nutricionais dos adultos e idosos; Fatores que interferem na qualidade da alimentação; Índice de Massa Corporal e o Diagnóstico Nutricional de Adultos e Idosos.
Função Metabólica e Endócrina: Doenças da tireóide, Cirrose Hepática; Diabetes Mellitus. Epidemiologia, Manifestações Clínicas, Fatores de Risco, Prevenção e tratamento.
Função Renal: Exames Diagnósticos: Urina I e Urocultura; Retenção Urinária; ITU.Epidemiologia, Manifestações Clínicas, Fatores de Risco, Prevenção e tratamento.
Função Reprodutiva Masculina. Principais doenças. Epidemiologia, Manifestações Clínicas, Fatores de Risco, Prevenção e tratamento.
Função Imunológica e principais doenças. Epidemiologia, Manifestações Clínicas, Fatores de Risco, Prevenção e tratamento.
Função Tegumentar: Avaliação dos fatores, considerando aspectos nutricionais e exame físico da ferida. Cuidados com Feridas: Cicatrização de Primeira, Segunda e Terceira Intenção; Curativo Úmido: tipos de feridas e seus respectivos tratamentos. Prevenção de feridas.
Função Sensorial: Assistência de Enfermagem ao Paciente com Comprometimento Visual; Distúrbios do Ouvido: Otite Externa; Otite Média; Cinetose; Aparelhos Auditivos.
Função Neurológica: Cefaléia; Enxaqueca; AVE, Meningite. Epidemiologia, Manifestações Clínicas, Fatores de Risco, Prevenção e tratamento.
Função Musculoesquelética: Cuidados com Paciente com Gesso; Lombalgia; Contusão; Luxação; Fratura; Assistência ao Paciente com problemas Ortopédicos sem exposição óssea: Imobilização, Aplicação de Calor e Frio, Verificação e Manutenção da Perfusão.
Sistematização da Assistência de Enfermagem


D) ATIVIDADES PRÁTICAS
Os estudantes implementarão as intervenções
em ambiente prático de laboratório de habilidades, a fim de se familiarizarem e adquirirem habilidade de raciocínio clínico e capacidade de tomada de decisões clínicas para atuarem nas unidades de estágio supervisionado.


E) ATIVIDADES DISCENTES
Os estudantes deverão realizar Estudo Dirigido, Estudos de Caso e Seminários conforme os temas indicados para estudo extra-aula.


F) AVALIAÇÃO
Os estudantes serão avaliados por meio de Provas Teóricas e Provas Práticas, além da sua participação nas atividades propostas intra e extra-aula, interesse, e evolução do conhecimento


G) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
SMELTZER, S. C. M.; BARE, B. G. Tratado de Enfermagem Médico Cirúrgica. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
Diagnósticos de Enfermagem da NANDA: definições e classificação 2007-2008/North American Nursing Diagnosis Association; tradução Regina Machado Garcez. Porto Alegre: Artmed, 2008.
DOCHTERMAN, J. M.; BULECHEK, G. M. Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC). 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.