PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 02
DISCIPLINA: TÉCNICAS FUNDAMENTAIS DE ENFERMAGEM    
 

Aulas Teóricas: 76

A) EMENTA

A disciplina aborda a identificação e intervenção nas necessidades de saúde que exijam a realização de procedimentos de baixa complexidade relacionados à Higiene Pessoal, Controle do Ambiente (Limpeza e Segurança), Conforto e Mobilização, Preparo e Administração de Medicamentos.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

"Identificar e utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
"Identificar necessidades de saúde relacionadas à higiene pessoal, controle ambiental, conforto, segurança e mobilização.
"Identificar necessidades de saúde relacionadas à comunicação não-verbal.
"Preparar e administrar medicamentos por via Gastrintestinal, Parenteral, Vaginal, Ocular, Nasal, Cutânea, Auricular.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

"Equipamentos de Proteção Individual (EPI): Utilização de Luva Estéril e de Procedimento; Óculos de Proteção; Máscaras - Tipos e Indicação; Paramentação.
"Necessidades de saúde relacionadas à higiene pessoal: Higiene das mãos; Higiene oral: Paciente que pode se cuidar, Paciente impossibilitado de cuidar de si próprio e Paciente inconsciente; Higiene dos pés; Higiene dos Cabelos; Remoção de Lêndeas; Higiene Íntima Feminina; Higiene Íntima Masculina; Banho no Leito; Tricotomia.
"Necessidades de saúde relacionadas ao controle ambiental: Cuidados com a unidade do paciente: Limpeza da unidade; Limpeza Terminal; Limpeza Concorrente; Preparo de cama: Cama Fechada, Cama Aberta sem Paciente, Cama Aberta com Paciente, Cama para Operado.
"Necessidades de saúde relacionadas ao conforto e segurança: Conforto: Definição; Rolo; Rolo com Travesseiro; Rolo de Argolas de Algodão; Sacos de Água ou Ar; Posições de Conforto. Segurança: Verificação de Sinais Vitais; Restrição de Movimentos: Restrição de Ombros; Restrição de Abdome; Restrição de Joelhos; Restrição de Punho e Tornozelo; Coleta e Armazenamento de Material para Exames.
"Necessidades individuais e coletivas de saúde relacionadas à mobilização: Prevenção de áreas de úlceras de pressão; Movimentação do Paciente no Leito: Decúbito Dorsal para Lateral; Decúbito Dorsal; Movimentação do Paciente para Cabeceira; Transporte de Paciente da Cama para Maca; Transporte de Paciente da Cama para Cadeira de Rodas.
"Preparo e Administração de Medicamentos: Vias de Administração; Regras Gerais para Administração de Medicamentos; Administração de Medicamentos por via Gastrintestinal: Via oral, sublingual, gástrica e retal; Administração de Medicamentos por Via Cutânea ou Tópica; Auricular, Nasal, Ocular, Vaginal; Administração de Medicamentos por Via Parenteral: Via Intradérmica, Via Subcutânea, Via Intramuscular, Via Endovenosa.


D) ATIVIDADES PRÁTICAS

Os estudantes realizarão os procedimentos, utilizando manequim e material hospitalar no Laboratório de Prática, a fim de se familiarizarem e adquirirem habilidade e destreza antes de atuarem junto a pacientes nas unidades de estágio supervisionado.


E) ATIVIDADES DISCENTES

Os estudantes deverão realizar Estudo Dirigido e Dinâmicas de Grupo, conforme os temas indicados para estudo extra-aula no Laboratório de Práticas.


F) AVALIAÇÃO

Os estudantes serão avaliados por meio de Provas Teóricas, Provas Práticas, Apresentação de Trabalhos, além da sua participação nas atividades propostas intra e extra-aula, interesse, e evolução do conhecimento.


G) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BOUNDY, Janice. Enfermagem médico-cirúrgica. Volumes 1 e 2. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2004.
CIANCIARULLO, Tamara I. Instrumentos básicos para o cuidar: um desafio para a qualidade. São Paulo: Atheneu, 2005.
CIANCIARULLO, Tamara I. Sistema de assistência de enfermagem: evolução e tendências. São Paulo: Ícone, 2001.
CRAVEN, Ruth F. Fundamentos de enfermagem: saúde e função humanas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
MOORHEAD, S.; JOHNSON, M.; MAAS, M. (Orgs.) Classificação dos resultados de enfermagem (NOC). 3 ed. Tradução: Marta Avena. Porto Alegre: Artmed, 2008.
MUSSI, N. M.; OHNISHI, M.; UTYAMA, I. K. A.; OLIVEIRA, M. M. B. Técnicas Fundamentais de Enfermagem. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2007. 245 p.
POSSARI, João Francisco. Prontuário do paciente e os registros de enfermagem. São Paulo: Iátria, 2005.
POSSO, Maria Belén Salazar. Semiologia e semiótica de enfermagem. São Paulo: Atheneu, 2006.
TANNURE, Meire Chucre; GONÇALVES, Ana Maria Pinheiro (orgs). SAE: sistematização da assistência de enfermagem. Guia Prático. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
TAYLOR, Carol. Fundamentos de Enfermagem: a arte e a ciência do cuidado de enfermagem. Porto Alegre: Artmed, 2007.
https://portal.coren-sp.gov.br/
http://www.cofen.gov.br/
http://www.abennacional.org.br/site/