PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 2
DISCIPLINA: PATOLOGIA GERAL    
 

Aulas Teóricas: 76

A) EMENTA

A disciplina aborda o conhecimento dos elementos da doença e sua relação com os doentes permitindo a promoção da saúde por meio da prevenção, minimização das sequelas e da reabilitação, além de favorecer o raciocínio clínico que subsidia a prática da Enfermagem.

OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Conhecer os princípios fundamentais da patologia e da obtenção e encaminhamento de exames anatomopatológicos.
Reconhecer o elementos de uma doença e sua relação com o homem.
Conhecer a etiopatogênese geral das lesões.
Conhecer os mecanismos de morte celular e alterações do interstício.
Conhecer os princípios da calcificação e da pigmentação.
Conhecer os distúrbios da circulação.
Conhecer os princípios do crescimento e da diferenciação celular.
Conhecer os princípios da Imunopatologia.
Conhecer a patologia das doenças nutricionais:

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Procedimentos fundamentais da patologia: Anatomopatologia, Processos Patológicos, Divisão da Patologia; Agressão, Defesa, Adaptação e Lesão: Definição; Classificação das lesões e nomenclatura; Estudo Morfológico; Exames citológicos, Exames Anatomopatológicos, Análise Morfológica, Necropsia, Imuno-histoquímica; Amostras Biológicas, Técnicas de Análise em Larga Escala: Aplicações do Projeto Genoma.
Etiopatogênese geral das lesões: Hipóxia e Anóxia; Isquemia; Radicais Livres; Lesões produzidas por radicais livres; Resposta Imunitária na origem e amplificação de lesões; Alterações Metabólicas: Febre, Alterações do Apetite e do Sono; Resistência à dor; Agentes físicos como causadores da lesão; Variação de Temperatura e as Lesões; Corrente Elétrica e as Lesões; Radiação e as Lesões; Efeitos da Luz solar; Ação Lesiva do Som; Agentes Biológicos com causa de Lesões: Vírus, Bactérias; Agentes Químicos e as Lesões.
Morte celular e alterações do interstício: Degeneração; Degeneração Hidrópica; Degeneração Mucóide; Lipidoses; Morte Celular; Necrose; Apoptose; Gangrena; Alterações do Interstício: Colágeno, Glicosaminoglicanos, Elastina, Proteínas não Fibrosas da Matriz; Cicatrização: Cicatrização por Primeira Intenção, Cicatrização por Segunda Intenção; Cicatrizações Hipertróficas.
Pigmentações e Calcificações: Pigmentações Biliares; Melanina; Cálculos.
Distúrbios da circulação: Hiperemia; Hemostasia; Hemorragia; Trombose; Coagulação Intravascular Disseminada; Embolia e Trombo-embolia; Trombo embolia Arterial; Embolia de Líquido Amniótico; Embolia Gasosa; Embolia Gordurosa; Isquemia; Infarto; Choque; Edema; Inflamação.
Princípios do crescimento e da diferenciação celular: Controle do Crescimento Celular; Células Tronco e Renovação dos Tecidos; Hipotrofia; Hipertrofia; Hipoplasia; Metaplasia; Displasia; Neoplasia; Neoplasias Malignas; Metástase; Aspectos clínicos das Neoplasias; Carcinogênese: Mecanismos básicos de formação e desenvolvimento dos Tumores; Oncogens; Efeitos Locais e Sistêmicos das Neoplasias; Aspectos Imunológicos das Neoplasias.
Princípios da Imunopatologia: Imunopatologia: Noções; Doenças por Hipersensibilidade; Reação Anafilática Sistêmica; Doenças auto-inumes: Etiopatogênese, Mimetismo Molecular, Fatores Genéticos, Fatores Ambientais, Mecanismos de Auto-Imunidade; Lúpus Eritematoso Sistêmico; Imunodeficiências; SIDA; Rejeição de Transplantes.
Patologia das doenças nutricionais: Lesões e Doenças Provocadas por Carência ou Excesso de Nutrientes: Caquexia; Obesidade; Kwashiorkor; Ingestão excessiva de Proteínas; Deficiência de Ácido Linoleico; Excesso de Colesterol; Deficiência na Ingestão de Fibras; Hipovitaminoses; Avitaminoses; Hipervitaminose; Raquitismo; Osteomalácia; Deficiência de Vitamina K; Pelagra; Escorbuto.

D) ATIVIDADES PRÁTICAS
Os estudantes usarão Multimídia e Livros Textos para a organização de Seminários e Dinâmicas de Grupo, no Laboratório Multidisciplinar, a fim de aprimorar o desenvolvimento cognitivo e a aplicabilidade do conhecimento na sua prática educacional.


E) ATIVIDADES DISCENTES
Os estudantes deverão realizar Trabalhos Teóricos, Seminários, Estudo Dirigido e Dinâmicas de Grupo conforme os temas indicados para estudo extra-aula.

F) AVALIAÇÃO
Os estudantes serão avaliados por meio de Provas Teóricas, Apresentação de Trabalhos, Apresentação de Seminários, participação nas Dinâmicas de Grupo, além da sua participação nas atividades propostas intra e extra-aula, interesse, e evolução do conhecimento.

G) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
TORTORA, Gerard. J.; DERRICKSON, Bryan. Princípios de Anatomia e fisiologia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

BRASILEIRO FILHO, G. Bogliolo. Patologia. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
BRASILEIRO FILHO, G. Bogliolo. Patologia Geral. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.
BRUNNER, S. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
MONTENEGRO, M. R. Patologia Processos Gerais. São Paulo: Atheneu, 2006.

COMPLEMENTAR
HALL, John Edward; GUYTON, Arthur C. Guyton & Hall tratado de fisiologia médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.