PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 02
DISCIPLINA: PATOLOGIA GERAL    
 

Aulas Teóricas: 76

A) EMENTA
A disciplina aborda o conhecimento dos elementos da doença e sua relação com os doentes permitindo a promoção da saúde por meio da prevenção, minimização das sequelas e da reabilitação, além de favorecer o raciocínio clínico que subsidia a prática da Enfermagem.


B)OBJETIVOS
- Alcançar uma formação básica, teórica e prática no setor de Patologia, primando a compreensão dos mecanismos básicos no desenvolvimento das doenças:
-Reconhecer o elementos de uma doença e sua relação com o homem em seu contexto social.
-Compreender os princípios fundamentais da patologia e da obtenção e encaminhamento de exames anatomopatológicos.
-Compreender a etiopatogênese das lesões.
-Conhecer as alterações morfo-funcionais das células e dos tecidos causadas pela ação de agentes exógenos e endógenos.
-Compreender as alterações do interstício, mecanismos de lesão reversível e irreversível.
-Compreender o processo Inflamatório e de repação tecidual.
-Compreender os princípios da calcificação e da pigmentação.
-Compreender os distúrbios hemodinâmicos.
-Compreender os princípios do crescimento e da diferenciação celular.
-Compreender o processo de carcinogênese e neoplasia
-Compreender os princípios da Imunopatologia.
-Compreender aspectos patológicos básicos das doenças ambientais e nutricionais.
-Correlacionar as alterações clínicas e morfológicas aos achados histopatológicos, explicando o mecanismo de formação de cada processo descrito acima.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
-Princípios da patologia e exames anatomopatológicos.
-Etiopatogênese das lesões.
-Alterações do interstício, mecanismos de lesão reversível e irreversível.
-Processo Inflamatório e de repação tecidual.
-Princípios da calcificação e da pigmentação.
-Distúrbios hemodinâmicos.
-Princípios do crescimento e da diferenciação celular.
-Processo de carcinogênese e neoplasia
-Princípios da Imunopatologia.
-Aspectos patológicos básicos das doenças ambientais e nutricionais.


D) ATIVIDADES PRÁTICAS
Os estudantes usarão Multimídia e Livros para a organização de Seminários e Dinâmicas de Grupo, a fim de aprimorar o desenvolvimento cognitivo e a aplicabilidade do conhecimento na sua prática educacional.


E) ATIVIDADES DISCENTES
Os estudantes deverão realizar Trabalhos Teóricos, Seminários, Estudos Dirigidos e Dinâmicas de Grupo conforme os temas indicados para estudo extra-aula.


F) AVALIAÇÃO
Os estudantes serão avaliados por meio de Provas Teóricas, Apresentação de Trabalhos, Apresentação de Seminários, participação nas Dinâmicas de Grupo, além da sua participação nas atividades propostas intra e extra-aula, interesse, e evolução do conhecimento.


G) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
KUMAR, Vinay: ROBBINS & COTRAN. Patologia: bases patológicas das doenças. 9. ed. - Rio de Janeiro :Elsevier, 2016.
BRASILEIRO FILHO, Geraldo, Bogliolo. Patologia. 9. ed. ? Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
FELIN, Izabella Paz Danezi; FELIN, Carlos Roberto. Patologia geral em mapas conceituais.1. ed. ? Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
TORTORA, Gerard. J.; DERRICKSON, Bryan. Princípios de Anatomia e fisiologia. 14. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
Muttoni, Sandra. Patologia da nutrição e dietoterapia [recurso eletrônico] / Sandra Muttoni ; revisão técnica: Juliana S. Closs Correia. ? Porto Alegre : SAGAH, 2017.