PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 02
DISCIPLINA: NUTRIÇÃO    
 

Aulas Teóricas: 76

A) EMENTA

A disciplina aborda a constituição nutricional dos diversos alimentos que compõem a pirâmide alimentar e a relação entre os hábitos alimentares e o desenvolvimento das doenças, oferecendo ao aluno condições de prestar cuidados nutricionais ao indivíduo e grupos populacionais sadios e enfermos, além de desenvolver habilidades didáticas sobre Nutrição.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

• Ser capaz de transmitir noções básicas de nutrição e de uma alimentação equilibrada para a manutenção ou recuperação da saúde da população .
• Contribuir para promover, manter e/ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais.

. Reconhecer a importância dos alimentos, identificando-os como fonte de nutrientes.

. Identificar os procedimentos necessários à avaliação nutricional do indivíduo, de acordo com parâmetros antropométricos e alimentares, segundo a idade.
. Ser capaz de realizar orientação nutricional de forma a estimular o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis, visando à promoção da saúde e prevenção de doenças.

. Entender como as diferentes dietas normais e especiais (orais, gástricas e enterais) interferem e auxiliam no processo saúde-doença dos indivíduos.

.Conhecer a importância da amamentação, descrevendo a composição e as funções do leite materno, bem como compreender o funcionamento do Banco de Leite Humano, desde a captação até o fornecimento para as unidades hospitalares.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

Introdução à Nutrição: Digestão e Absorção dos Alimentos; Macronutrientes: funções e fontes de carboidratos; lipídeos e proteínas; Micronutrientes: funções e fontes. Leis da boa alimentação: quantidade, qualidade, harmonia, adequação; Componentes da Pirâmide Alimentar.

Nutricional: Métodos antropométricos para avaliação do estado nutricional nos diversos ciclos de vida; IMC, Peso Teórico e Peso Ideal; Sinais clínicos para avaliação do estado nutricional; Necessidades energéticas nas diversas fases do ciclo vital; Cálculo do gasto energético total.

Critérios para o planejamento de dietas normais: Alimentação: da gestante, do lactente, do pré-escolar, do escolar, do adolescente, do adulto e do idoso; Crenças e tabus alimentares; Suplementação e fortificação de alimentos.

Introdução a Dietoterapia: tipos de dietas hospitalares; dietas por sonda; a dietoterapia e o cuidado nutricional nas doenças gastrointestinais (úlcera, gastrite, disfagia, onofagia, pirose, esofagite, hérnia de hiato, flatulência, constipação, diarréia, esteatorréia, coliciscite, diverticulite, intolerância a lactose, pancreatite, hepatopatias), nas doenças endócrinas (Diabetes Mellitus, hiper e Hipotireoidismo, obesidade), nas doenças cardiovasculares (cardiopatias, aterosclerose e hipertensão), nas doenças renais e outras doenças (anemia e desnutrição). Cuidados dietéticos no pós-operatório.

Estratégias educativas para o ensino de Nutrição em escolas: Pesquisa de Consumo Alimentar; Avaliação Nutricional do Escolar; Educação Nutricional Familiar; Utilização de recursos áudiovisuais para educação nutricional.


D) ATIVIDADES PRÁTICAS

Os estudantes realizarão medição antropométrica para avaliação do estado nutricional em escolas de ensino médio e fundamental, além de elaborar e implementar um plano de educação nutricional para ser apresentado aos alunos e familiares dos estudantes avaliados. Essas atividades permitirão ao estudante aprimorar o seu desenvolvimento cognitivo e a aplicabilidade do conhecimento na sua prática docente.


E) ATIVIDADES DISCENTES

Os estudantes deverão realizar Trabalhos Teóricos, Seminários, Estudo Dirigido e Dinâmicas de Grupo conforme os temas indicados para estudo extra-aula.


F) AVALIAÇÃO

Os estudantes serão avaliados por meio de Provas Teóricas, Apresentação de Trabalhos, Apresentação de Seminários, participação nas Dinâmicas de Grupo, além da sua participação nas atividades propostas intra e extra-aula, interesse, e evolução do conhecimento.


G) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BODINSKI, L. H. Dietoterapia: princípios e prática. São Paulo: Atheneu, 1999.
BORSOI, Maria Angela. Nutrição e Dietética: Noções Básicas. São Paulo: Senac, 2004.
Carvalho. Marcos Renato De. Amamentação : Bases Cientificas . Rio de Janeiro. Guanabara Koogan,2005.
CARVALHO, Marcus Renato de. Amamentação: bases científicas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
DUTRA-DE-OLIVEIRA, José Eduardo. Ciências Nutricionais. São Paulo: Sarvier, 1998.
Evangelista,Jose. Alimentos: Um estudo abrangente: Nutrição e utilização , Alimentos Especiais e Irradiados, coadjuvantes... São paulo Atheneu, 2002.
MAHAN, L. K.; ARLIN, K. Krause: alimentos, nutrição. 11 ed. São Paulo: Roca, 2005.
SANTOS, T. E. H. H. dos. Nutrição em Enfermagem. São Paulo: Tecmedd, 2004.
WILLIANS, Sue Rodwell. Fundamentos de Nutrição e Dietoterapia. 6 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Sites:
www.febrasgo.gov.br
www.nutricaoempauta.com.br
www.saude.gov.br/nutricao
www.aleitamento.med.br
www.aleitamento.com
www.sbh.org.br
www.saude.gov.br
Www.sbh.org.br
Www.abeso.org.br