PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 2
DISCIPLINA: MICROB., SIST. IMUNOLÓGICO E PARASITOLOGIA    
 

Aulas Teóricas: 76

A) EMENTA

A disciplina aborda o estudo da morfologia dos microorganismos patogênicos, o conhecimento dos princípios microbiológicos e imunológicos e a relação parasita-hospedeiro das doenças parasitárias, fornecendo subsídios para a atuação do Enfermeiro na prevenção, tratamento e recuperação das infecções, infestações e respostas imunológicas a que estão expostos os seres humanos.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Conhecer a morfologia e o mecanismo de formação da Flora Microbiana normal do corpo humano.

Conhecer a morfologia das Bactérias, Vírus e Fungos e relacionar os mecanismos de ação dos antimicrobianos e o mecanismo de resistência microbiana.

Conhecer a ação dos Linfócitos no Sistema Imunológico.

Compreender os mecanismos de ativação das respostas imunológicas e as Função das Imunoglobulinas.

Conhecer o mecanismo da resposta inflamatória.

Conhecer o ciclo de reprodução e os mecanismos de infestação das infecções parasitárias mais prevalentes em Saúde Pública.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

Morfologia Bacteriana: Forma e Arranjo; Estruturas bacterianas e suas funções; Parede celular, Componentes característicos Gram-positivos e Gram-negativos.

Morfologia do Vírus: Organização dos vírus - Ácido nucléico, capsídeo e membrana lipoproteica; Replicação Viral; Mecanismos de invasão celular.

Morfologia dos Fungos: Estrutura da célula fúngica; Características Gerais das Micoses.

Flora Microbiana Normal: Formação da Flora Microbiana normal; Flora microbiota da Pele, Cavidade Oral, Vias Aéreas Superiores, Vagina, Uretra Anterior, Conjuntiva, Ouvido e Intestinos; Controle e regulação da Flora Microbiota.

Antimicrobianos: Ação Antibacteriana de Parede; Ação Antibacteriana de Membrana; Ação Antibacteriana de Síntese Proteica, Ação Antibacteriana de Síntese de DNA.

Resistência Microbiana: Mecanismo de Resistência Bacteriana.

Resposta Imunológica: Atividade Imunológica dos Linfócitos; Migração dos Linfócitos; Localização dos Linfócitos nos Órgãos Linfoides; Retenção dos Linfócitos Induzido pelos Antígenos; Linfócitos B - Resposta ao antígeno, origem e destino; Linfócitos T

Atividade Supressora, Reconhecimento e processamento do Antígeno; Especificidade Antigênica dos Linfócitos T no Timo.

Antígenos: Propriedades Gerais dos Antígenos; Competição Antigênica; Adjuvantes.

Anticorpos: Propriedades Gerais dos Anticorpos; Imunoglobulinas: IgA e IgG; Especificidade dos Anticorpos.

Resposta Inflamatória: Agentes inflamatórios - Definição (Químicos, Físicos, Genéticos, Nutricionais, Senilidade, Imunológicos, Infecciosos); Inflamação Aguda, Alterações Vasculares, Migração e Aglutinação.

Relação Parasita-Hospedeiro: Giardíase; Amebíase; Tricomoníase; Doença de Chagas; Malária; Toxoplasmose; Teníase; Ascaridíase; Ancilostomíase; Enterobíase; Esquistossomose.


D) ATIVIDADES PRÁTICAS

Os alunos participarão de aulas práticas para realização de diagnóstico Coproparasitológico, identificação de Ovos, Cistos e Larvas em Laboratório de Prática Multidisciplinar.


E) ATIVIDADES DISCENTES

Os estudantes deverão realizar Estudo Dirigido, Estudos de Caso e Prática Simulada, conforme os temas indicados para estudo extra-aula no Laboratório de Práticas.


F) AVALIAÇÃO

Os estudantes serão avaliados por meio de Provas Teóricas, Provas Práticas, Apresentação de Estudos de Caso, além da sua participação nas atividades propostas intra e extra-aula, interesse, e evolução do conhecimento.


G) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ABBAS, A. K.; LICHTMAN, H. A.; POBER, J. S. Imunologia celular e molecular. 10 ed. Revinter, 2015.
CIMERMAN, B. Atlas de parasitologia: artrópodes, protozoários e helmintos. São Paulo: Atheneu, 2005.
LEVINSON WARREN & JAWETZ, E. Microbiologia Médica e Imunologia. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 1996.
PELCZAR JR, J. M. Microbiologia: conceitos e aplicações. São Paulo: Makron Books, 1996.
REY, L. Bases da parasitologia médica. São Paulo: Atheneu, 2005.