PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 2
DISCIPLINA: INFORMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO    
 

Aulas Teóricas: 76

A) EMENTA

A disciplina aborda as noções básicas de sistemas operacionais do computador, permitindo ao aluno compreender e atuar na alimentação de dados dos sistemas de informação do Sistema Único de Saúde, desenvolvendo quadros estatísticos dos dados coletados e o direcionamento de atividades ou programas através de relatórios do sistema de informação.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Reconhecer a necessidade e importância dos sistemas eletrônicos de informação, correlacionando-os com a evolução histórica da informática.
Ser capaz de utilizar-se dos recursos da informática com estratégia não só de elaborar relatórios administrativos, técnicos e de pesquisa na área de enfermagem, mas também como maneira de oferecer uma assistência de enfermagem mais segura e eficaz.
Conhecer os softwares específicos da saúde disponibilizados pelo poder público, aplicando seus conceitos e utilizando os recursos dos mesmos.
Conscientizar e agir com postura profissional que preserve constantemente os direitos autorais e os direitos ao sigilo das informações geradas pelo uso do prontuário eletrônico.
Ser capaz de editar textos e elaborar planilhas eletrônicas e gráficas.
"Ser capaz de organizar um banco de dados.
Ser capaz de utilizar-se dos recursos de informática (escrito e visual) no preparo de apresentações orais (seminário, PIC, apresentação oral, aulas, palestras).
Conhecer algumas possibilidades de uso da internet na educação: acessar, selecionar informações, explorar endereços eletrônicos para fins de planejamentos educacionais e técnicos.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

Partes do computador (unidade de sistema, vídeo, teclado, memória e periféricos).
Evolução tecnológica dos computadores e informática em saúde.
Tipos de Software (básicos, utilitários, aplicativos, linguagens de programação).
Organização da informação, Ambiente gráfico Windows.
Edição de textos.
Internet (conceitos e ferramentas).
Planilhas eletrônicas: conceitos e ferramentas.
Criação de apresentações visuais (Power Point e outros).
Vírus eletrônicos e antivírus.
Bancos de dados: conceitos e ferramentas.
Integração entre os diversos tipos de software.
Softwares utilizados e disponibilizados pelo governo: SISIVAN, Sinan e outros aplicativos usados na área de saúde.
"Prontuário eletrônico: análise de consistência e necessidade para desenvolvimento da prática, administração e pesquisa.


D) ATIVIDADES PRÁTICAS

Os estudantes usarão Multimídia e Livros Textos para a organização de Seminários além de busca, organização e análise de dados obtidos em Bases de Dados em Saúde, a fim de aprimorar o desenvolvimento cognitivo e a aplicabilidade do conhecimento na sua prática clínica.


E) ATIVIDADES DISCENTES

Os estudantes deverão realizar Trabalhos Práticos e Seminários conforme os temas indicados para estudo extra-aula.


F) AVALIAÇÃO

Os estudantes serão avaliados por meio de Provas Teóricas, Apresentação de Trabalhos, Apresentação de Seminários, participação nas atividades práticas, além da sua participação nas atividades propostas intra e extra-aula, interesse, e evolução do conhecimento.


G) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DATE, C. J. Introdução a Sistemas de Banco de Dados. Tradução de Daniel Vieira. Introduction to database systems. 8 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
________. Introdução a Sistema de Banco de Dados. 4 ed. Traduzida da última versão original de Hélio Auro Gouveia. Rio de Janeiro: Campus Ltda., 1986.
SABBATINI, M. Publicações eletrônicas na internet. São Paulo: Yendis, 2005.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 7 ed. São Paulo: Érica, 2001.