PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 02
DISCIPLINA: ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA    
 

Aulas Teóricas: 76

A) EMENTA
A disciplina aborda o conhecimento das psicopatologias básicas, transtornos, modificações comportamentais, abuso e dependência de drogas, e a participação do enfermeiro no tratamento e reabilitação psicossocial dos sujeitos em sofrimento psíquico.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
"Conhecer os princípios que norteiam o exercício da Enfermagem Psiquiátrica no séc. XXI e a evolução histórica da Assistência ao Doente Mental até os dias atuais.
"Conhecer os principais referenciais teóricos que sustentam a prática da Enfermagem na assistência à Saúde Mental.
"Interpretar a evolução histórica, as políticas e os princípios que regem a assistência à saúde mental brasileira.
"Identificar os diversos níveis de atuação e as alternativas de tratamento/terapias somáticas e psicossociais dos transtornos mentais/psiquiátricos de forma a promover uma assistência de enfermagem em saúde mental livre de preconceitos e que respeite a integralidade do indivíduo e sua família/comunidade;
"Interpretar as leis específicas da saúde mental, dos tratamentos psiquiátricos e o código de direitos humanos.
"Reconhecer o papel do trabalho em equipe e em parceria com a comunidade e entre o enfermeiro na parte de saúde mental e os demais profissionais.
"Conhecer os princípios da Assistência de Enfermagem às Pessoas com Manifestações de Comportamento decorrentes de Transtornos Mentais: Transtorno de Humor, Transtornos de Ansiedade, Transtornos Alimentares, Transtornos de Personalidade, Transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas.
"Conhecer os princípios da Assistência de Enfermagem nas Emergências Psiquiátricas.
"Ser capaz de aplicar a Sistematização da Assistência de Enfermagem no atendimento em Saúde Mental e Psiquiatria, identificando os Diagnósticos, Intervenções e Resultados de Enfermagem junto a essa clientela.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
"Princípios que norteiam o exercício da Enfermagem Psiquiátrica: A Enfermagem Psiquiátrica no séc. XXI; Evolução Histórica da Enfermagem na Saúde Mental e Psiquiatria; - Política Brasileira de Saúde Mental;- Níveis de Prevenção e Atuação da Enfermagem em Saúde Mental; O papel do Enfermeiro na Assistência em Saúde Mental e Psiquiatria; Serviços de Atendimento em Saúde Mental e Psiquiatria; Dimensões Ético-Legais da Assistência Psiquiátrica.
"Referenciais teóricos que sustentam a prática da Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria: Correntes psiquiátricas e o tratamento dos distúrbios mentais; Os avanços do conhecimento em Saúde Mental e Psiquiatria; Funções Psíquicas, Exame do Estado Mental: Psicopatologia.
"Tratamentos Biológicos e Complementares: Psicofarmacologia; Anticonvulsivantes no Tratamento do Transtorno Bipolar; Assistência de Enfermagem ao Paciente submetido a Psicofarmacoterapia e Eletroconvulsoterapia; Terapia cognitivo comportamental; Psicoterapia de Grupo; Intervenção Psicoeducacional.
"Recursos terapêuticos em Enfermagem em Saúde Mental. Terapias psicossociais.
"Assistência de Enfermagem às Pessoas com Manifestações de Comportamento: Esquizofrenia; Transtornos Esquizotípicos; Transtornos Delirantes; Transtornos do Humor; Episódio Depressivo ou Depressão; Episódio Maníaco ou Mania; Transtorno Afetivo Bipolar; Comportamento de Delirium; Comportamento de Demência; Transtorno de Ansiedade; Anorexia e Bulimia Nervosa; Transtorno de Personalidade; Transtornos decorrentes do consumo de substâncias psicoativas.
"Assistência de Enfermagem nas Emergências Psiquiátricas: Intervenções nas Crises; O Enfermeiro no Serviço de Emergência Psiquiátrica: Situações Específicas.
"Humanização e a Hospitalização do cliente psiquiátrico em hospital geral e psiquiátrico.

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

"ANEXO 1


D) ATIVIDADES PRÁTICAS
Os estudantes implementarão as intervenções utilizando manequim e material hospitalar no Laboratório de Prática durante aulas de Prática Simulada, a fim de se familiarizarem e adquirirem habilidade de raciocínio clínico e capacidade de tomada de decisões clínicas para atuarem nas unidades de estágio supervisionado.


E) ATIVIDADES DISCENTES
Os estudantes deverão realizar Estudo Dirigido, Estudos de Caso e Prática Simulada conforme os temas indicados para estudo extra-aula no Laboratório de Práticas.


F) AVALIAÇÃO
Os estudantes serão avaliados por meio de Provas Teóricas, Provas Práticas, Apresentação de Estudos de Caso, além da sua participação nas atividades propostas intra e extra-aula, interesse, e evolução do conhecimento


G) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CRUZ, Andréa Porto (Org.). Curso Didático de Enfermagem. v. 2. São Caetano do Sul: Yendis, 2005.
Diagnósticos de Enfermagem da NANDA: definições e classificação 2007-2008/North American Nursing Diagnosis Association; tradução Regina Machado Garcez. Porto Alegre: Artmed, 2008. 396 p.
DOCHTERMAN, J. M.; BULECHEK, G. M. Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC). 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 988 p.
FIGUEIREDO, N. M. A. (Org.). Ensinando o cuidar de clientes em situações clínicas e cirúrgicas. (Práticas de Enfermagem). São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2003.
SPARKS, Sheila M.; TAYLOR, Cynthia M.; DYER, Janice G. Diagnóstico em Enfermagem. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2000.
STEFANELLI, Maguida C. et al (Org). Enfermagem Psiquiátrica em suas dimensões assistenciais. Barueri: Manole, 2008.
STUART G. W; LARAIA M. T. Enfermagem Psiquiátrica: princípios e prática. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
TOWNSEND, M. C. Enfermagem Psiquiátrica: conceitos de cuidado. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
TOY, C. Eugene; KLAMEN, Debra. Casos Clínicos em Psiquiatria. Porto Alegre: Artmed, 2005.