PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: ENFERMAGEM SÉRIE: 1
DISCIPLINA: ANATOMIA    
 

Aulas Teóricas: 76

A) EMENTA

A disciplina aborda o reconhecimento teórico e prático das diferentes estruturas e localização dos diversos sistemas anatômicos que compõem o corpo humano, constituindo uma das bases para o exercício da Enfermagem.

B) OBJETIVOS/COMPETÊNCIAS

-Identificar os elementos anatômicos dos Sistemas Tegumentar, Muscular, Ósseo, Articular, Circulatório, Respiratório, Digestivo, Renal, Reprodutor Masculino, Reprodutor Feminino, Endócrino, Nervoso e Órgãos dos Sentidos.
-Demonstrar a morfologia, disposição e inter-relação das estruturas Tegumentares, Musculares, Ósseas, Articulares, Circulatórias, Respiratórias, Digestivas, Reprodutivas, Endócrinas, Nervosas e relacionadas aos Órgãos dos Sentidos do corpo humano.
-Empregar corretamente a Nomenclatura - Nomia Anatômica.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

-Introdução ao corpo humano: Definição de Anatomia; Variação Anatômica e Normal; Planos de Delimitação e Secção do Corpo Humano; Nomenclatura Anatômica.
-Sistema Ósseo: Classificação dos Ossos; Substância Óssea; Medula Óssea; Esqueleto Axial; Esqueleto Apendicular; Ossos do Crânio; Cintura Escapular; Cintura Pélvica; Coluna Vertebral; Ossos da Pelve; Membro Superior e Membro Inferior.
-Sistema Articular: Junturas e Ligamentos; Discos e Meniscos; Classificação das Articulações: Fibrosa, Cartilaginosa e Sinovial; Movimento Articular; Fatores que afetam o contato e a amplitude dos movimentos.
-Sistema Muscular: Identificação e Classificação dos Músculos; Fáscias; Origem e Inserção dos Músculos; Mecânica Muscular; Classificação Funcional dos Músculos; Musculatura Abdominal.
-Sistema Circulatório: Angiologia (estudo dos vasos sanguíneos e linfáticos); O Coração: Situação e Forma; Morfologia Interna; Vasos da Base; Pericárdio; Circulação Sanguínea; Automatismo Cardíaco; Circulação Pulmonar; Circulação Sistêmica; Sistema Linfático: Baço e Timo.
-Sistema Respiratório: Trato Respiratório Superior: Cavidade Nasal e seios Paranasais, Faringe, Laringe; Trato Respiratório Inferior: Traquéia; Pleuras; Pulmão (ápice, base, lobos, segmentos broncopulmonares - brônquios e bronquíolos).
-Sistema Digestivo: Boca e Cavidade Bucal; Palato Mole; Palato Duro; Língua; Amígdalas; Glândulas Salivares; Faringe; Esôfago; Dentes; Diafragma; Peritônio; Estômago; Intestino Delgado; Intestino Grosso; Fígado; Vesícula Biliar; Pâncreas; Peritônio.
-Sistema Renal: Rins; Ureteres; Bexiga, Uretras Feminina e Masculina.
-Sistema Reprodutor Feminino: O Peritônio e a Cavidade Pélvica; Ovários; Tubas Uterinas; Útero; Vagina; Genitália Externa; Mamas: Morfologia Externa; Parênquima; Estroma; Pele; Ductos Lactíferos; Aréolas Mamárias.
-Sistema Reprodutor Masculino: Genitália Masculina: Testículos; Epidídimo; Ducto Deferente; Ducto Ejaculatório; Uretra; Vesículas Seminais; Próstata; Pênis; Escroto.
-Sistema Endócrino: Glândulas Endócrinas: Tireóide; Paratireóides; Glândulas Supra-Renais; Pâncreas; Hipófise; Corpo Pineal.
-Sistema Nervoso: Divisão do Sistema Nervoso; Meninges; Substância Branca e Cinzenta; Sistema Nervoso Central; Encéfalo; Cérebro; Cerebelo; Tronco Encefálico, Mesencéfalo; Ponte; Bulbo; Medula Espinhal; Sistema Nervoso Periférico; Nervos; Gânglios; Terminações Nervosas; Sistema Nervoso Autônomo: Simpático, Parassimpático e Plexos Viscerais.
-Órgãos dos Sentidos: Órgãos da Visão; Órgãos da Audição; Órgãos do Paladar, Órgãos do Olfato.


D) ATIVIDADES PRÁTICAS

Os estudantes terão aulas práticas com apoio de Multimídia, Livro Texto, Atlas de Anatomia e Peças Anatômicas Sintéticas no Laboratório Multidisciplinar, onde serão desenvolvidas atividades de estudo dirigidas para a identificação das estruturas com auxílio de Roteiro Prático. As atividades práticas visam a aprimorar o desenvolvimento cognitivo além de favorecer a interdisciplinaridade e aplicabilidade do conhecimento na prática clínica do estudante.


E) ATIVIDADES DISCENTES

Os estudantes deverão realizar Trabalhos Teóricos, Estudo Dirigido e Relatórios das Atividades desenvolvidas conforme os temas indicados para estudo extra-aula.


F) AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados por meio de Avaliações Teóricas e Práticas com pesos equivalentes, além da apresentação de Relatórios e Trabalhos, participação nos Estudos Dirigidos e nas atividades propostas intra e extra-aula, interesse, e evolução do seu conhecimento.


G) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DANGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos. Rio de Janeiro: Atheneu, 2006.
DANGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia Humana Sistêmica e Tegumentar. Rio de Janeiro: Atheneu, 2007.
MACHADO, A. Neuroanatomia Funcional. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 1993.
MOORE, K. L.; DALLEY, A. F. Anatomia orientada para a clínica. 5 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
NETTER, FRANK. Atlas de Anatomia Humana. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
PUTZ, Reinhard. Atlas de Anatomia Humana Sobotta: Volume 1 - Cabeça, Pescoço e Extremidade. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
ROHEN, Johannes W. & DRECOLL, Lutjen & YOKOCHI, Chihiro. Anatomia Humana: Atlas Fotográfico de Anatomia Sistêmica e Regional. 4 ed. São Paulo: Manole, 2007.
SOBOTTA, J. Atlas de Anatomia Humana. 22 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
TORTORA, Gerard J.; GRABOWSKI, Sandra Reynolds. Princípios de Anatomia e Fisiologia. 9 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
WOLF-HEIDEGGER, G. Atlas de Anatomia Humana. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. v. 1-2, 2006.
ZORZETTO, Neivo Luis. Curso de Anatomia Humana. 4 ed. São Paulo: IBEP, 1995.