PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 4
DISCIPLINA: DIDÁTICA: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO    
 

Aulas Teóricas: 72

A) EMENTA

Concepções de educação e prática educativa segundo diferentes tendências pedagógicas. A construção da didática numa perspectiva histórico-crítica da educação. O processo de ensino e suas formas de organização (plano de aula, plano de curso e projetos didáticos). A avaliação no processo de ensino-aprendizagem (formas, instrumentos e registro). Desenvolvimento, elaboração e aplicação de procedimentos de avaliação, favorecendo a aprendizagem progressiva dos alunos e a recuperação contínua. Interdisciplinaridade: a relação entre as disciplinas favorecendo a aprendizagem e o conhecimento. Contextualização: a escola e as disciplinas como parte do cotidiano humano. O conceito de transposição didática voltado para o ensino.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Preparar o futuro professor para atuação profissional e transmissão dos conteúdos a seus alunos de acordo com as necessidades educacionais identificadas.
Instrumentalizar esse aluno para a elaboração de procedimentos de avaliação que favoreçam a aprendizagem prograssiva e contínua. Estimular as boas relações no ambiente educacional.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

- Relações educativas e pessoais no contexto escolar;
- Avaliação;
- Construção dos planos de curso e de aula;
- O professor no contexto da sala de aula.

D) ATIVIDADES DISCENTES

Trabalhos de pesquisa;
Trabalhos práticos;
Análise, discussão e interpretação de filmes;
Leitura, discussão e interpretação de textos;
Apresentação de aulas preparadas e ministradas pelos alunos.

E) AVALIAÇÃO
Escritas;
Seminários;
Participação em sala;
Trabalhos escritos e práticos.

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FERREIRA, JCB; FRANCO,LM.Didática e práticas educativas. São Paulo: Baraúna,2015.
FREITAS,L. C. de et al Avaliação Educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.
HAYDT, R. C. C. Curso de Didática Geral, 7ª ed., São Paulo: Ática, 2008.
TARDIF, M.; LESSARD,C. O trabalho docente - elementos para a primeira teoria da docência como profissional de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2014.

G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
HAYDT, R. C. Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem, São Paulo: Ática, 2008.
NEVES, I. C. Avaliação da Aprendizagem: Concepções e Práticas de Formadores de Professores, UNICENTRO, 2008.
SCARPATO,M.Didática e desenvolvimento integral. São Paulo: Avercamp, 2012.