PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 04
DISCIPLINA: DIDÁTICA: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Concepções de educação e prática educativa segundo diferentes tendências pedagógicas. A construção da didática numa perspectiva histórico-crítica da educação. O processo de ensino e suas formas de organização (plano de aula, plano de curso e projetos didáticos). A avaliação no processo de ensino-aprendizagem (formas, instrumentos e registro). Desenvolvimento, elaboração e aplicação de procedimentos de avaliação, favorecendo a aprendizagem progressiva dos alunos e a recuperação contínua. Interdisciplinaridade: a relação entre as disciplinas favorecendo a aprendizagem e o conhecimento. Contextualização: a escola e as disciplinas como parte do cotidiano humano. O conceito de transposição didática voltado para o ensino.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Preparar o futuro professor para atuação profissional e transmissão dos conteúdos a seus alunos de acordo com as necessidades educacionais identificadas.
Instrumentalizar esse aluno para a elaboração de procedimentos de avaliação que favoreçam a aprendizagem progressiva e contínua. Estimular as boas relações no ambiente educacional. BNCC - Ciências da Natureza e suas tecnologias no Ensino Médio.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
- Relações educativas e pessoais no contexto escolar;
- Avaliação;
- Construção dos planos de curso e de aula;
- O professor no contexto da sala de aula.
PCC - Organização de aulas para a prática da teoria da Didática. As referidas aulas poderão apresentar ou não conteúdos relacionados à Química e serão ministradas a alunos do Ensino Médio.


D) ATIVIDADES DISCENTES
Trabalhos de pesquisa individuais e em grupos;
Trabalhos práticos;
Análise, discussão e interpretação de filmes;
Leitura, discussão e interpretação de textos;
Apresentação de aulas preparadas e ministradas pelos alunos.


E) AVALIAÇÃO
Escritas;
Seminários;
Participação em sala;
Trabalhos escritos e práticos.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FERREIRA, JCB; FRANCO,LM. Didática e práticas educativas. São Paulo: Baraúna,2015.
FREITAS,L. C. de et al Avaliação Educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.
HAYDT, R. C. C. Curso de Didática Geral, 7ª ed., São Paulo: Ática, 2008.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (BNCC). Educação é a Base - Ensino Médio, 2017.
TARDIF, M.; LESSARD,C. O trabalho docente - elementos para a primeira teoria da docência como profissional de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2014.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
HAYDT, R. C. Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem, São Paulo: Ática, 2008.
NEVES, I. C. Avaliação da Aprendizagem: Concepções e Práticas de Formadores de Professores, UNICENTRO, 2008.
SCARPATO,M. Didática e desenvolvimento integral. São Paulo: Avercamp, 2012.