PLANO DE CURSO  
ANO: 2023
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 04
DISCIPLINA: DIDÁTICA: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO    
 

Aulas Teóricas: 80

A) EMENTA
Concepções de educação e prática educativa segundo diferentes tendências pedagógicas. A construção da didática numa perspectiva histórico-crítica da educação. O processo de ensino e suas formas de organização (plano de aula, plano de curso e projetos didáticos). A avaliação no processo de ensino-aprendizagem (formas, instrumentos e registro). Desenvolvimento, elaboração e aplicação de procedimentos de avaliação, favorecendo a aprendizagem progressiva dos alunos e a recuperação contínua. Interdisciplinaridade: a relação entre as disciplinas favorecendo a aprendizagem e o conhecimento. Contextualização: a escola e as disciplinas como parte do cotidiano humano. O conceito de transposição didática voltado para o ensino.
PCC (24 h/a) - Elaboração e execução de plano de aula, considerando plano de curso, domínio de conteúdo, metodologias e avaliação.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS Preparar o futuro professor para atuação profissional e transmissão dos
conteúdos a seus alunos de acordo com as necessidades educacionais
identificadas.
Instrumentalizar esse aluno para a elaboração de procedimentos de
avaliação que favoreçam a aprendizagem progressiva e contínua. Estimular
as boas relações no ambiente educacional. BNCC - Ciências da Natureza e
suas tecnologias no Ensino Médio.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
- Relações educativas e pessoais no contexto escolar;
- Avaliação;
- Construção dos planos de curso e de aula;
- O professor no contexto da sala de aula.
PCC - Organização de aulas para a prática da teoria da Didática. As
referidas aulas poderão apresentar ou não conteúdos relacionados à
Química e serão ministradas a alunos do Ensino Médio.


D) ATIVIDADES DISCENTES
Trabalhos de pesquisa individuais e em grupos;
Trabalhos práticos;
Análise, discussão e interpretação de filmes;
Leitura, discussão e interpretação de textos;
Apresentação de aulas preparadas e ministradas pelos alunos.


E) AVALIAÇÃO
Escritas;
Seminários;
Participação em sala;
Trabalhos escritos e práticos.


F) PCC- Objetivos - Reconhecer modelos de planos de aula e identificar erros e acertos em sua execução.
- Atividades a serem desenvolvidas - Elaboração e execução de plano de aula, considerando planos de curso., domínio de conteúdo, metodologias e avaliação.


G) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FERREIRA, J. C. B.; FRANCO, L. M. Didática e práticas educativas, São Paulo: Baraúna, 2015.
KHAN, S. Um mundo, uma escola: a educação reinventada, Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2013.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas, 9ª ed., Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
RODRIGUES, A. M. R. dos. Planejamento, avaliação e didática, São Paulo: Cengage Learning, 2016. (Biblioteca Virtual - Minha Biblioteca).
SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação - CEE/SP. Deliberação CEE 155/2017, de 28 de junho de 2017 e a Indicação 161/2017, de 05 de julho de 2017, que Dispõe sobre avaliação de alunos da Educação Básica, nos níveis fundamental e médio, no Sistema Estadual de Ensino de São Paulo e dá providências correlatas. Acesso em: 13 de julho de 2020. Disponível em: http://www.ceesp.sp.gov.br/ceesp/textos/2017/Delib-155-17.pdf e http://www.ceesp.sp.gov.br/ceesp/textos/2018/673-88-Delib%20161-18%20e%20Indic%20167-18.pdf
SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação - CEE/SP. Deliberação CEE 186/2020 - Fixa normas relativas ao Currículo Paulista do Ensino Médio, de acordo com a Lei 13.415/2017, para a rede estadual, rede privada e redes municipais que possuem instituic?o?es vinculadas ao Sistema de Ensino do Estado de Sa?o Paulo, e da? outras provide?ncias. Disponível em: http://www.ceesp.sp.gov.br/ceesp/textos/2020/Del%20186%202020.pdf

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf.
HAYDT, R. C. Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem, São Paulo: Ática, 2008.
SANTOS, W, L. P. dos; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania, 4ª ed., Ijuí: UNJUÍ, 2010.