Aulas Teóricas: 80
A) EMENTA
Concepções de educação e prática educativa segundo diferentes tendências pedagógicas. A construção da didática numa perspectiva histórico-crítica da educação. O processo de ensino e suas formas de organização (plano de aula, plano de curso e projetos didáticos). A avaliação no processo de ensino-aprendizagem (formas, instrumentos e registro). Desenvolvimento, elaboração e aplicação de procedimentos de avaliação, favorecendo a aprendizagem progressiva dos alunos e a recuperação contínua. Interdisciplinaridade: a relação entre as disciplinas favorecendo a aprendizagem e o conhecimento. Contextualização: a escola e as disciplinas como parte do cotidiano humano. O conceito de transposição didática voltado para o ensino.
PCC (24 h/a) - Elaboração e execução de plano de aula, considerando plano de curso, domínio de conteúdo, metodologias e avaliação.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
?Compreender as diferentes concepções de educação e suas implicações nas práticas pedagógicas.
?Analisar criticamente as tendências pedagógicas e suas contribuições para a construção da didática.
?Planejar e organizar o processo de ensino-aprendizagem por meio de planos de curso, planos de aula e projetos didáticos.
?Desenvolver instrumentos de avaliação coerentes com os objetivos de aprendizagem e os princípios da avaliação formativa.
?Articular a prática docente à interdisciplinaridade e à contextualização dos saberes escolares.
?Elaborar e aplicar propostas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem progressiva e a recuperação contínua dos estudantes.
C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Fundamentos da Educação e da Didátic
Organização do Trabalho Pedagógico
Avaliação no Processo de Ensino-Aprendizagem
Interdisciplinaridade e Contextualização
Prática Docente: Planejamento e Aplicação
D) ATIVIDADES DISCENTES
- Utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA-Moodle),
possibilitando experiências que mobilizem a capacidade de aprendizagem
da convivência e do respeito da diversidade dos alunos.
- Exercícios e estudos de casos práticos que mobilizem os conhecimentos
tácito e cognitivo, promovendo também a aprendizagem ética e social.
- Debates e reflexões que mobilizem o interesse do aluno e a
identificação de oportunidades para aplicação dos conhecimentos e
habilidades em suas atividades (saber, ser e conviver).
E) AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será contínuo e processual, considerando todos
os trabalhos resultantes de atividades. Apresentação das atividades
teórico práticas, avaliações bimestrais escritas e individuais.
NOTA:
40% AVA
30% PRESENCIAL
30% PROVA
F)BIBIOGRAFIA BÁSICA
FERREIRA, J. C. B.; FRANCO, L. M. Didática e práticas educativas, São Paulo: Baraúna, 2015.
KHAN, S. Um mundo, uma escola: a educação reinventada, Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2013.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas, 9ª ed., Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
RODRIGUES, A. M. R. dos. Planejamento, avaliação e didática, São Paulo: Cengage Learning, 2016. (Biblioteca Virtual - Minha Biblioteca)
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/.
HAYDT, R. C. Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem, São Paulo: Ática, 2008.
SANTOS, W, L. P. dos; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania, 4ª ed., Ijuí: UNJUÍ, 2010.