PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 2
DISCIPLINA: ESTATÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE QUÍMICA    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Panorama da qualidade no Brasil. Normas brasileiras ABNT para o controle de qualidade. Ferramentas Estatísticas Básicas para de Gerenciamento da Qualidade. Abordagem da estatística como instrumento de pesquisa educacional e sua importância. Aplicação dos conceitos básicos, tanto descritivos quanto inferenciais, na análise de situações problemas, da realidade educacional e dos indicadores educacionais (SARESP, SAEB, IDEB, entre outros).
PCC (6 h/a) - Pesquisa dos dados de desempenho educacional brasileiro, tratamento dos dados e elaboração de tabelas e gráficos para apresentação.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Desenvolver o raciocínio estatístico.
Capacitar o aluno para o planejamento, coleta, apresentação e análise de dados.
Desenvolver o raciocínio crítico na análise de dados.
Estabelecer critérios para obtenção da qualidade através de normas nacionais e internacionais.
Orientar o uso de ferramentas estatísticas em função do tipo de empresa, processo produtivo e na educação.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

1. Introdução À Estatística
1.1. Importância e Aplicações

2. Séries estatísticas:
2.1. Conceito, classificação e elementos de uma tabela;
2.2. Representação gráfica, aplicação e traçado.


3. Distribuição de freqüências:
3.1. Elementos principais;
3.2. Organização de uma distribuição de freqüências; 3.3. representação gráfica.


4. Medidas de posição:
4.1. conceito;
4.2. Média: aritmética, harmônica e geométrica;
4.3. Separatrizes: mediana; qualtil, decil e percentil
4.4. Dominante: moda.

5. Medidas de dispersão:
5.1. Conceitos e principais medidas;
5.2. Variância e desvio padrão;
5.3 Coeficiente de variação.
5.4 Coeficiente de assimetria e Kurtose

6. Correlação e Regressão Linear
6.1 Coeficiente de correlação
6.2 Método dos mínimos quadrados

7. Índices Educacionais
7.1 PCC: Pesquisa dos dados de desempenho educacional brasileiro, tratamento dos dados e elaboração de tabelas e gráficos para apresentação

8. Controle de Qualidade
8.1. Introdução
8.2. A história do controle de qualidade
8.3. Conceitos Básicos do Controle da Qualidade Total (TQC)

9. Ferramentas Estatísticas Básicas para o Gerenciamento de Processos
9.1. Ciclo PDCA
9.2. Coleta de dados
9.3. Gráfico de Pareto
9.4. Diagrama de Causa e Efeito
9.5. Histograma
9.6. Diagrama de Dispersão
9.7. Gráfico de Controle


10. Norma NBR ISO 9001:2005

D) ATIVIDADES DISCENTES

1. Aulas expositivas e dialogadas
2. Aula prática no laboratório de Informática


E) AVALIAÇÃO

Avaliação escrita.
Atividades em grupo.


F) BIBLIOGRAFIA

BÁSICA
TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística: Atualização da Tecnologia. 11ª ed., Rio de Janeiro:LTC, 2015.
LEVINE, D. M.; STEPHAN, D.F.; KREHBIEL, T.C.; BERENSON, M.L. Estatística.Teoria e Aplicações, 6ª ed., Rio de Janeiro:LTC, 2012.
WERKEMA, M. C. C. Ferramentas Estatísticas Básicas para o Gerenciamento de Processos, v. 2. Belo Horizonte: QFO, 1995.


COMPLEMENTAR
ADAD, J. M. T. Controle Químico de Qualidade, Editora Guanabara Dois S.A., 1982.
FONSECA, J. S. C.; MARTINS, G. A. Curso de Estatística, 6ª ed., São Paulo: Atlas, 1996.
CRESPO, A. A.; Estatística Fácil, 19ª. ed., São Paulo: Saraiva, 2009.
SILVA, S. A., BARBOSA, M.T.S., SIMÕES, B. F.T., VELASQUE, L., CUNHA, M.B., RIBEIRO, F., ROSS, S.D. (2015) Método ativo de aprendizagem de estatística: uma experiência nos cursos da UNIRIO In: M.A. Sorto (Ed.), Advances in statistics education: developments, experiences and assessments. Proceedings of the Satellite conference of the International Association for Statistical Education (IASE), July 2015, Rio de Janeiro, Brazil. ©2015 ISI/IASE iase-web.org/Conference_Proceedings.php