PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 2
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Caracterização da Psicologia Educacional e suas principais linhas teóricas. O desenvolvimento humano como formador da identidade. Psicologia da Aprendizagem e do desenvolvimento do adolescente. Teorias sobre a aprendizagem escolar do adolescente. As concepções de aprendiz e aprendizagem e suas implicações para o ensino. Adolescência e os fatores da aprendizagem e do comportamento: família, grupo, namoro, sexualidade.
PCC (24 h/a) - Analisar e discutir sobre filmes que apresentam a adolescência como foco. Realizar observação em escolas do ensino básico, considerando o comportamento do adolescente e professores.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS - Discutir as relações construídas no contexto educacionais. Identificar os problemas vivenciados em sala de aula e propor soluções.
C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
- O comportamento do adolescente nos contextos escolar, familiar e social.
D) ATIVIDADES DISCENTES - Análise e discussão de filmes, textos e estudos de casos que tenham como foco o comportamento do adolescente. Trabalho de observação realizados em escolas, considerando a realidade de alunos e professores.
E) AVALIAÇÃO - escritas, seminários, pesquisas individuais e em grupo.

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DAVIS, C. Psicologia na Educação, São Paulo: Cortez, 2010.
SAMPAIO, D. M. Pedagogia do Ser: Educação dos Sentimentos e dos Valores Humanos, 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
SANTROCK, J.W. Psicologia educacional. São Paulo: McGraw-Hill, 2009.
STENBERG, RJ. Psicologia Cognitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
YAEGASHI, SFR; PEREIRA, AMTB. Psicologia e educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013.


COMPLEMENTAR
DANIELS, H. Vygotsky e a Pedagogia, São Paulo: Loyola, 2003.
ROEGIERS, X. Uma Pedagogia da Integração: Competências e Aquisições no Ensino, 2ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2004.