PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE    
 

Aulas Teóricas: 80

A) EMENTA
Caracterização da Psicologia Educacional e suas principais linhas teóricas. O desenvolvimento humano como formador da identidade. Psicologia da Aprendizagem e do desenvolvimento do adolescente. Teorias sobre a aprendizagem escolar do adolescente. As concepções de aprendiz e aprendizagem e suas implicações para o ensino. Adolescência e os fatores da aprendizagem e do comportamento: família, grupo, namoro, sexualidade.
PCC (24 h/a) - Analisar e discutir sobre filmes que apresentam a adolescência como foco. Realizar observação em escolas do ensino básico, considerando o comportamento do adolescente e professores.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS -
Discutir as relações construídas no contexto educacional. Identificar a realidade vivenciada em sala de aula, considerando o cotidiano, seus problemas e soluções de acordo com as diretrizes da BNCC.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS)
Análise e discussão de filmes, textos e estudos de casos que tenham como foco o comportamento do adolescente. Trabalho de observação realizado em escolas de Ensino Básico.
PCC - Desenvolver trabalhos teóricos e práticos baseados em pesquisa bibliográfica, considerando o comportamento dos adolescentes e as relações construídas pelos mesmos com colegas e professores, assim como sua realidade social. Evidenciar as novas metodologias a serem aplicadas de acordo com as necessidades dos alunos, despertando seu interesse e motivação.

D) ATIVIDADES DISCENTES
Análise e discussão de filmes, textos e estudos de casos que tenham como foco o comportamento do adolescente. Trabalho de observação, tendo como foco a realidade de alunos e professores.

E) AVALIAÇÃO
- Escrita
- Seminários
- Pesquisas individuais e em grupo.

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DAVIS, C.; OLIVEIRA, Z.R de. Psicologia na Educação, São Paulo: Cortez, 2010.
CURY, A. Inteligência socioemocional. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.
SAMPAIO, D. M. Pedagogia do Ser: Educação dos Sentimentos e dos Valores Humanos, 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
SANTROCK, J.W. Psicologia educacional. São Paulo: McGraw-Hill, 2009.
COMPLEMENTAR
DANIELS, H. Vygotsky e a Pedagogia, São Paulo: Loyola, 2003.
ROEGIERS, X. Uma Pedagogia da Integração: Competências e Aquisições no Ensino, 2ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2004.