PLANO DE CURSO  
ANO: 2023
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO ADOLESCENTE    
 

Aulas Teóricas: 80

A) EMENTA
Caracterização da Psicologia Educacional e suas principais linhas teóricas. O desenvolvimento humano como formador da identidade. Psicologia da Aprendizagem e do desenvolvimento do adolescente. Teorias sobre a aprendizagem escolar do adolescente. As concepções de aprendiz e aprendizagem e suas implicações para o ensino. Adolescência e os fatores da aprendizagem e do comportamento: família, grupo, namoro, sexualidade.
PCC (24 h/a) - Analisar e discutir sobre filmes que apresentam a adolescência como foco. Realizar observação em escolas do ensino básico, considerando o comportamento do adolescente e professores.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS -
Discutir as relações construídas no contexto educacional. Identificar a realidade vivenciada em sala de aula, considerando o cotidiano, seus problemas e soluções de acordo com as diretrizes da BNCC.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS)
Análise e discussão de filmes, textos e estudos de casos que tenham como foco o comportamento do adolescente. Trabalho de observação realizado em escolas de Ensino Básico.
PCC - Desenvolver trabalhos teóricos e práticos baseados em pesquisa bibliográfica, considerando o comportamento dos adolescentes e as relações construídas pelos mesmos com colegas e professores, assim como sua realidade social. Evidenciar as novas metodologias a serem aplicadas de acordo com as necessidades dos alunos, despertando seu interesse e motivação.


D) ATIVIDADES DISCENTES
Análise e discussão de filmes, textos e estudos de casos que tenham como foco o comportamento do adolescente. Trabalho de observação, tendo como foco a realidade de alunos e professores.


E) AVALIAÇÃO
- Escrita
- Seminários
- Pesquisas individuais e em grupo.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALKIMIN, M. A. Bullying: visão interdisciplinar, Campinas: Editora Alínea, 2011.
DAVIS, C.; OLIVEIRA, Z. R. de. Psicologia na Educação, São Paulo: Cortez, 2010.
SANTROCK, J. W. Psicologia Educacional, São Paulo: McGraw-Hill, 2009.
YAEGASHI, S. F. R.; PEREIRA, A. M. T. B. Psicologia e Educação: conexão entre saberes. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva, v. 1, 2ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2007. (Biblioteca Virtual - Minha Biblioteca)
COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar, v. 2, 2ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2007. (Biblioteca Virtual - Minha Biblioteca)
COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação: transtorno de desenvolvimento e necessidades educativas especiais, v. 3, 2ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2007. (Biblioteca Virtual - Minha Biblioteca)