PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 04
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO EM EVENTOS    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
O contexto do planejamento na atividade publicitária; conceitos, modelos e estratégias, contemplando uma visão integrada entre comunicação e mercado. Noções de planejamento, definição, classificação, terminologia, organização e promoção de eventos.




B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Capacitar o aluno a elaborar eventos da pré a pós execução
Proporcionar embasamento ao aluno para que tenha capacidade,feeling e conhecimento de produzir eventos com eficácia, realizar ações de comunicação e saber envolver clientes potenciais em nome dos interesses da empresa que representa.
Direcionar o aluno a uma visão pró ativa de mercado, através de conhecimento teórico originado no pensamento e na pesquisa acadêmicos


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
I- VISÃO GERAL DA COMUNICAÇÃO E DO MERCADO DE
EVENTOS
1.1- O processo de comunicação
1.2- Os canais de comunicação
1.3- O gerenciamento de comunicação em eventos
1.4- Plano de comunicação
1.5- O cenário do mercado de eventos
1.6- A comunicação nas organizações
1.7- Eventos em 2021:a reação do mercado de
eventos em meio à pandemia
1.8- Gestão de eventos
1.9- Eventos e o uso das mídias sociais
1.10- Ações sustentáveis em eventos

II- PLANEJAMENTO DE EVENTOS
2.1- Eventos: conceitos e características
2.2- Tipos de eventos
2.3- As relações públicas e eventos corporativos
2.4- O evento como estratégia
2.5- Planejamento,organização e execução

III- EXECUÇÃO DE EVENTOS
3.1- Cronograma de execução
3.2- Atividades das comissões
3.3- A execução junto aos órgãos legislativos
3.4- Planejamento de material,equipamentos e
serviços
3.5- O serviço terceirizado
3.6- Relatório de evento e recall


D) ATIVIDADES DISCENTES
*Execução de um projeto para evento social
*Execução de um projeto para evento corporativo
*Organização e realização de um evento com ações
sustentáveis


E) AVALIAÇÃO
*Provas do conteúdo programático
*Execução de projetos de eventos
*Realização de um evento com ações sustentáveis


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CESCA, Cleusa Gertrude G.. Organização de eventos. 6. ed. São Paulo: Summus, 1997.
FORTES,Waldyr G.& SILVA,Mariângela B.Eventos:estratégias de planejamento e execução.S.P.:Summus,2011.
GIACAGLIA, Maria Cecília. Organização de eventos: teoria e prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
HOYLE, Leonard Jr. Marketing de Eventos. São Paulo: Atlas, 2003.
MARTIN, Vanessa. Manual Prático de eventos. São Paulo: Atlas, 2003.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
PARENTONI, Emilia Maria Mendonça. Marketing & comunicação: conceitos, desafios e metas. Rio de Janeiro: GdN Ed., 2007.
POLIZEI, Eder. Plano de Marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2007.
ZENONE, Luiz Claudio; BUAIRIDE, Ana Maria. Marketing da promoção e merchandising: conceitos e estratégias para ações bem-sucedidas. São Paulo: Thomson Pioneira, 2004.