PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 04
DISCIPLINA: GESTÃO ORGANIZACIONAL EM COMUNICAÇÃO    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Funcionamento e gestão de empresas de comunicação; teorias dominantes da administração empresarial; estratégias para a gestão de negócios na área de comunicação; tendências do mercado, oportunidades de negócios e a atitude empreendedora; compreensão das interfaces entre o jornalismo e a publicidade e propaganda e o uso da comunicação como instrumento estratégico das organizações.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

D) ATIVIDADES DISCENTES

E) AVALIAÇÃO

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDERSON, Chris. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Campus, 2006.
FIGARO, Roseli (org). Gestão da comunicação no mundo do Trabalho, Educação, Terceiro Setor e Cooperativismo. São Paulo: Atlas, 2005.
GALERANI, Gilceana Soares Moreira. Avaliação em Comunicação Organizacional. Brasília/DF: Assessoria de Comunicação Social, 2006.
LUPETTI, Marcélia. Administração em Publicidade. São Paulo: Thomson, 2003.
MATOS, Gustavo Gomes de. A cultura do diálogo. Rio de Janeiro: Editora Campus/Negócio, 2006.
OLIVEIRA, Ivone de Lourdes. PAULA, Maria Aparecida de. O que é comunicação estratégica nas organizações. São Paulo: Paulus, 2007.
RODRIGUES, Adriano Duarte. Estratégias da comunicação. 2a. ed. Lisboa: Editorial Presença, 1997.
VIANA, Francisco. Comunicação Empresarial de A a Z: temas úteis para o cotidiano e o planejamento estratégico. São Paulo: CLA Editora, 2004.
VIEIRA, Roberto Fonseca. Comunicação Organizacional: gestão de Relações Públicas. Rio de Janeiro: Mauad, 2004.

G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR