PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 04
DISCIPLINA: GESTÃO ORGANIZACIONAL EM COMUNICAÇÃO    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Funcionamento e gestão de empresas de comunicação; teorias dominantes da administração empresarial; estratégias para a gestão de negócios na área de comunicação; tendências do mercado, oportunidades de negócios e a atitude empreendedora; compreensão das interfaces entre o jornalismo e a publicidade e propaganda e o uso da comunicação como instrumento estratégico das organizações.



B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Apresentar competências e estratégias aos alunos para gerenciamento de departamentos de marketing e comunicação. Desenvolver o senso crítico para solução de problemas e suas aplicações na gestão organizacional.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1 - Escolas de Administração e seus principais teóricos.
2 - Base da gestão organizacional empresarial: missão, visão e valores.
3- Gestão de agências de publicidade e propaganda: visão de negócios.
3.1 - Estrutura funcional de uma agência de propaganda seus cargos funções e atividades
4- Avaliação de produtos e serviços dentro da empresa: Teoria Matriz BCG.
5- Marketing e suas especialidades.
6 - Brand Equity: Posicionamento de uma marca no mercado.
7 - Plano de Negócio: Conceito e estratégia para montar um plano de negócio.


D) ATIVIDADES DISCENTES
1. Aulas expositivas e audiovisuais
2. Pesquisa e estudo de casos em grupos
3. Dinâmicas de grupo
4. Visitas Técnicas


E) AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado na forma de:
1. Duas provas no cada semestre, sendo um individual e outra em grupo
2. Trabalhos de pesquisa individual ou em equipe
3. Seminário participativo
4. Trabalhos em sala de aula


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FABRI, José Augusto;L`ERARIO, Alexandre.Prospectando e Gerenciando Projetos para Empresas Incubadas. 1ª Edição. Editora LABINOV. 2016.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall do Brasil, 2006.
PETER, J.P. CERTO, Samuel C. MARCONDES, Reynaldo C. CESAR, Ana M. R, Administração Estratégica: Planejamento e implantação da estratégia. Ed. 3º. São Paulo: Pearson, 2010.
RIBEIRO, Antonio L. R. Teorias da Administração. Ed. 2º. São Paulo: Saraiva, 2010.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANDERSON, Chris. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Campus, 2006.
FIGARO, Roseli (org). Gestão da comunicação no mundo do Trabalho, Educação, Terceiro Setor e Cooperativismo. São Paulo: Atlas, 2005.
GALERANI, Gilceana Soares Moreira. Avaliação em Comunicação Organizacional. Brasília/DF: Assessoria de Comunicação Social, 2006.
LUPETTI, Marcélia. Administração em Publicidade. São Paulo: Thomson, 2003.
MATOS, Gustavo Gomes de. A cultura do diálogo. Rio de Janeiro: Editora Campus/Negócio, 2006.
OLIVEIRA, Ivone de Lourdes. PAULA, Maria Aparecida de. O que é comunicação estratégica nas organizações. São Paulo: Paulus, 2007.
RODRIGUES, Adriano Duarte. Estratégias da comunicação. 2a. ed. Lisboa: Editorial Presença, 1997.
VIANA, Francisco. Comunicação Empresarial de A a Z: temas úteis para o cotidiano e o planejamento estratégico. São Paulo: CLA Editora, 2004.
VIEIRA, Roberto Fonseca. Comunicação Organizacional: gestão de Relações Públicas. Rio de Janeiro: Mauad, 2004.