PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 04
DISCIPLINA: CRIAÇÃO DIGITAL    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA

Análise de técnicas de composição digital contemporânea, processos de criação no meio digital, estruturas gráficas como processo de organização e desenho; experimentações em construção e desconstrução, regras e lógica computacional na criação.



B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Estimular a Inovação Digital e empreendedorismo;
• Desenvolver nos alunos a habilidade de pensar estrategicamente, voltada para a obtenção de resultados no ambiente web e digital;
• Apresentar estudos de casos, assim como elaborar um Plano de Marketing Digital de uma empresa;
• Mostrar a importância desta ferramenta na construção de novos negócios e os conhecimentos que poderão ser aplicados no seu dia-a-dia profissional.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

D) ATIVIDADES DISCENTES
Participação em aula.
Aulas expositivas e dialógicas com análise de casos.
Desenvolvimento de atividades em grupos (agências): análise de anúncios/campanhas e desenvolvimento de projetos.


E) AVALIAÇÃO
Avaliação processual e formativa no desenvolvimento dos projetos práticos e avaliação prática em laboratório e sala de aula.

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CRYSTAL, David. A revolução da linguagem. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1999.
GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação. São Paulo, Annablume, 2000.
FARIAS, Priscilia L. Tipografia digital. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.
FALHEIROS, Dário Pimentel. O mundo gráfico da informática: editoração, design gráfico e artes digitais. São Paulo, Futura, 2003.
GOMES, Jonas. Computação Gráfica, volume 1. Por Jonas Gomes e Luiz Velho. Rio de Janeiro, IMPA/SBM, 1998.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Trad: Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário. São Paulo: Ed USPE, 2000.
MONEGOTTO, José Luis. ARUJO, Tereza. O Desenho Digital Técnica e Arte. Rio de Janeiro: Interciência, 2000.
NEGROPONTE, Nicolas. A Vida Digital. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
NIELSEN, Jakob e TAHIR, Marie. Homepage usabilidade:50 websites desconstruídos. Rio de Janeiro, Editora Campus, 2002.
NIELSEN, Jakob. Projetando Websites. Rio de Janeiro, Editora Campus, 2000.
RODRIGUES, Mª Helena Wyllie Lacerda. Da Realidade à Virtualidade, o "Pensamento Visual" como Interface: contribuição das linguagens técnicas de representação da forma à educação. 1999. 164f. Tese (Doutorado em Educação): UFRJ - RJ, Rio de Janeiro, 1999.

G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
VAZ, Conrado Adolpho. Os o ps do marketing digital. Brasil: Novatec, 2011.
TORRES, Cláudio. A bíblia do marketing digital. Brasil:Novatec, 2009.
MARTINO, Luisa Mauro Sá.Teoria das mídias digitais. Brasil: Vozes, 2014.
SCOTT, David Meerman Marketing e comunicação na era digital. Brasil: Evora, 2015.
LAPOLLI, Mariana. Publicidade na era digital. Brasil: Pandion, 2008.
MORAIS, Felipe. Planejamento estratégico digital. São Paulo: Saraiva, 2015.
MARCOS, Vasco. Marketing digital 360. Portugal: Almedina, 2014.
RODRIGUES, Bruno, Webwriting na era digital. Brasil: Atlas, 2015.
GABRIEL, Martha. Marketing na era digital. Brasil: Novatec, 2010.
LONGO, Walter. Marketing e comunicação da era pós digital. Brasil: Hsm, 2015.
CLAIZE, Ian. Portfólio digital de design. Brasil: Blucher, 2011.
CASTRO, Alvaro de. Propaganda e mídia digital. Qualitymark, 2000.
LEÃO, Lúcia. Labirinto da hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. São Paulo, Iluminuras, 2005.
ALMEIDA, Ricardo. Medindo resultados na Web. (sem data) Disponível em: http://www.i-group.com.br/a2c_cms/uploads/20061109052855.pdf
GIANNETTI, Claudia. Estética Digital: Sintopia da arte, a ciência e a tecnologia. Belo Horizonte: Editora C/ Arte, 2006.
VERTIGO SYSTEMS. Tecnologia interativas. (sem data) Disponível em:
http://www.vertigo-systems.de
ZELTNER, Herbert. Gerencia de mídia: ajudando o anunciante a ampliar seus
conhecimentos em mídia. São Paulo, Nobel, 2001.
GITOMER, Jeffrey. Boom de Mídias Sociais. São Paulo, Editora M. Books, 2012.
KRUG, Steve. Não me faça pensar!: uma abordagem de bom senso à usabilidade na web.
2ª Edição. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008.
DIAS, Cláudia. Usabilidade na Web: criando portais mais acessíveis. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007.
KRUG, Steve. Simplificando coisas que parecem complicadas: o guia do tipo faça você mesmo para descobrir e consertar problemas de usabilidade. Rio de Janeiro: Alta Books,2010.
FERREIRA, Simone Bacellar Leal; NUNES, Ricardo Rodrigues. e-Usabilidade. Rio de Janeiro:LTC, 2008.