PLANO DE CURSO  
ANO: 2022
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 04
DISCIPLINA: CRIAÇÃO DIGITAL    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Análise de técnicas de composição digital contemporânea, processos de criação no meio digital, estruturas gráficas como processo de organização e desenho; experimentações em construção e desconstrução, regras e lógica computacional na criação.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
- Estimular no aluno a inovação e o Empreendedorismo digital
- Estimular a habilidade de pensar estrategicamente, sempre voltada para a obtenção de resultados no ambiente web e digital
- Apresentação estudos de casos reais
- Elaboração de um site do zero, passando por todo o processo de desenvolvimento
- Mostrar a importância desta ferramenta na construção de novos negócios e os conhecimentos que poderão ser aplicados no seu dia-a-dia profissional


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
- Ferramentas Web
- Web 4.0
- - Mídias Digitais
- Marketing tradicional x Marketing digital
- Fundamentos do Marketing Digital
- Empreendedorismo Digital
- Etapas no Desenvolvimento de Sites
- Projeto Prático - Website
- Briefing Web para desenvolvimento de sites
- Criação do Briefing Digital (Google Forms) e envio para o cliente
- Projeto Prático de Website
- Desenvolvimento do Blog
- Técnicas de Geração de Conteúdo para Blog Padronização das Mídias Digitais da empresa selecionada (Instagram, Facebook, Linkedin e Youtube)
- Fundamentos básicos para produzir conteúdos para redes sociais
- Tráfego para as mídias digitais (1 Alcance, 2 - - Engajamento, 3 Tráfego)
- Campanha para as Mídias Digitais
- E-mail marketing (Conceitos Básicos)


D) ATIVIDADES DISCENTES
- Participação em aula
- Aulas expositivas e dialógicas com análise de casos.
- Desenvolvimento de atividades em grupos (agências) com análise de cases e desenvolvimento de projetos práticos


E) AVALIAÇÃO
Avaliação processual e formativa no desenvolvimento dos projetos práticos e avaliação prática em laboratório e sala de aula.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MARQUES, Vasco. Marketing digital 360. Actual, 2014.
MORAIS, Felipe. Planejamento estratégico digital. 2ª edição. Saraiva, 2017.
GABRIEL, Martha et al. Marketing na era digital - conceitos, plataformas e estratégias. 2ª edição. Atlas, 2020.
TURCHI, Sandra R. Estratégias de marketing digital e e-commerce. 2ª edição. Grupo GEN, 2018.
MAHON, Ciarán Mc. A psicologia da mídia social. Blucher, 2021.
MARQUES, Vasco. Redes sociais 360. Actual Editora, 2018.
ASSUNÇÃO, Wagner da Silveira et al. Comércio eletrônico. Grupo A, 2019.
GABRIEL, Martha et al. Marketing na era digital - conceitos, plataformas e estratégias. 2ª edição. Atlas, 2020.
RÉVILLION, Anya Sartori Piatnicki et al. Marketing digital. Grupo A, 2020.
ROCHA, Marcos et al. Marketing nas mídias sociais: coleção marketing em tempos modernos. Saraiva, 2020.
MORAIS, Felipe. Transformação digital: como a inovação digital pode ajudar no seu negócio para os próximos anos. Saraiva, 2019.
PEREZ, Clotilde et al. Hiperpublicidade: fundamentos e interfaces, vol.1. Cengage Learning Brasil, 2018.
GODIN, Seth. Isso é marketing: para ser visto é preciso aprender a enxergar. Alta Books, 2019.
MILLER, Donald. Storybrand. HarperCollins Leadership, 2017.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
MARQUES, Vasco. Marketing digital 360. Actual, 2014.
MORAIS, Felipe. Planejamento estratégico digital. 2ª edição. Saraiva, 2017.
GABRIEL, Martha et al. Marketing na era digital - conceitos, plataformas e estratégias. 2ª edição. Atlas, 2020.
TURCHI, Sandra R. Estratégias de marketing digital e e-commerce. 2ª edição. Grupo GEN, 2018.
MAHON, Ciarán Mc. A psicologia da mídia social. Blucher, 2021.
MARQUES, Vasco. Redes sociais 360. Actual Editora, 2018.
ASSUNÇÃO, Wagner da Silveira et al. Comércio eletrônico. Grupo A, 2019.
GABRIEL, Martha et al. Marketing na era digital - conceitos, plataformas e estratégias. 2ª edição. Atlas, 2020.
RÉVILLION, Anya Sartori Piatnicki et al. Marketing digital. Grupo A, 2020.
ROCHA, Marcos et al. Marketing nas mídias sociais: coleção marketing em tempos modernos. Saraiva, 2020.
MORAIS, Felipe. Transformação digital: como a inovação digital pode ajudar no seu negócio para os próximos anos. Saraiva, 2019.
PEREZ, Clotilde et al. Hiperpublicidade: fundamentos e interfaces, vol.1. Cengage Learning Brasil, 2018.
GODIN, Seth. Isso é marketing: para ser visto é preciso aprender a enxergar. Alta Books, 2019.
MILLER, Donald. Storybrand. HarperCollins Leadership, 2017.