PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 03
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO GRÁFICO PROJETUAL    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Direcionamento técnico em projetos; desenvolvimento e análise de conceitos do texto e da imagem digital para aplicação em peças publicitárias; avaliação do conjunto de informações derivadas e estruturação dos conhecimentos técnicos aplicados em projetos de comunicação inovadores.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Planejar, desenvolver e gerenciar projetos inovadores a partir dos conjuntos de informações técnicas e conceituais abordadas.
Selecionar tecnologias relacionadas com representações, linguagens, códigos e projetos de produtos, de forma articulada às diferentes propostas comunicativas aplicadas.
Aprimorar conceitos e técnicas de design de página impressa e design digital a partir do desenvolvimento de projetos em softwares gráficos.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Projetos gráficos
1.1. Desenvolvimento de projetos aplicados a contextos organizacionais relacionados com a cultura e a comunicação, considerando as técnicas de planejamento estratégico.
1.2. Planejar, elaborar, desenvolver e acompanhar o fluxo de produção de projetos de imagem corporativa, produtos impressos e comunicação visual.
1.3. Domínio de ferramentas gráficas de alto nível e desempenho para novos tipos de materiais gráficos.

2. Projetos de design digital
2.1. Elaboração de soluções gráficas, considerando a estrutura, o fluxo e a apresentação da informação para produtos digitais.
2.2. Estética da interface.
2.3. Gerenciamento de conteúdos interativos em base hipertextual.
2.4. Gerenciamento de equipes interdisciplinares de diferentes áreas de conhecimento (marketing, design, gestão, informática, logística, etc.).


D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas expositivas.
Desenvolvimento do projeto em laboratório.


E) AVALIAÇÃO
Avaliação processual no desenvolvimento dos projetos práticos e avaliação prática em laboratório.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CONSOLO, Cecilia, org. Anatomia do design : uma análise do design gráfico brasileiro. ? São Paulo : Blücher, 2009. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521217664/cfi/4!/4/4@0.00:19.0 Acesso em 28 jan 2020.

Tai, Hsuan-An Design : conceitos e métodos [livro eletrônico] ? São Paulo : Blucher, 2018. 320 p. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521210115/cfi/9!/4/4@0.00:67.8 Acesso em 28 jan 2020

Wheeler, Alina. Design de identidade da marca : guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas [recurso eletrônico] ? 5. ed. ? Porto Alegre : Bookman, 2019.
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582605141/cfi/7!/4/4@0.00:29.1

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALVES, William Pereira Adobe Illustrator CC : descobrindo e conquistando : versa~o em portugue^s : para windows 1. ed. - Sa~o Paulo : E´rica, 2014. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536518619/cfi/2!/4/4@0.00:11.0 Acesso em 28 jan 2020.

HSUAN-AN, Tai. Design: Conceitos e Métodos. [Digite o Local da Editora]: Editora Blucher, 2017. E-book. ISBN 9788521210115. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521210115/. Acesso em: 26 jan. 2024.
WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. [Digite o Local da Editora]: Grupo A, 2019. E-book. ISBN 9788582605141. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582605141/. Acesso em: 26 jan. 2024.