PLANO DE CURSO  
ANO: 2022
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 01
DISCIPLINA: PENSAMENTO, SOCIEDADE E COMUNICAÇÃO    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Desenvolvimento e evolução histórica do pensamento filosófico; conhecimento filosófico e científico; concepções antropológicas predominantes da cultura ocidental; ideologia e ciências sociais e suas implicações na comunicação.


B) OBJETIVOS/COMPETÊNCIAS
Relacionar indíviduo e sociedade no contexto do processo de Comunicação Social. Oferecer ao alunos condições de refletir de forma abrangente a Comunicação Social em relação às demais áreas e linguagens


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
O que é comunicações de suas formas
A relação entre Comunicação e Criação
Processos criativos
Os criadores e suas obras
As relações sociais e a publicidade e a propaganda
Cultura de Massa e indústria cultural


D) ATIVIDADES DISCENTES
1. Aulas expositivas.
2. Trabalhos individuais e grupo
3. Pesquisas
4. Seminários.
5. Debates


E) AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado na forma de:
1. Participação das atividades propostas
2. Provas e trabalhos escritos.
3. Apresentação e criação a partir dos conteúdos apresentados: individual e/ou em grupo.
4. Interesse pela pesquisa.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ADORNO, Theodor W. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.
BAUMAN, Zigmunt.Globalização: as conseqüências humanas.. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor 1999.
______. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor 2001.
BAUMAN, Zigmunt.Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor 2001
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. Vol. 1. São Paulo: Editora Brasiliense, 1999.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2001.
COELHO, Teixeira. O que é Indústria Cultural?. São Paulo: Brasiliense, 1996.
CORTELLA, Mário Sérgio. Não nascemos pronto. Rio de Janeiro: Vozes, 2009
GATES, Bill. A empresa na velocidade do pensamento. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
GLADWELL, Malcolm. O ponto da Virada. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.
__________________. Fora de série. Rio de Janeiro: Sextante, 2008
JOHNSON, Steven. A cultura da interface. Rio de Janeiro: Jaorge Zahar, 2001.