Aulas Teóricas: 74
A) EMENTA
Evolução da comunicação social. Desenvolvimento e contextualização histórica da imprensa, meios de comunicação e da publicidade mundial e brasileira.
B) OBJETIVOS/COMPETÊNCIAS
Dar o panorama das atividades que compõem a profissão com introdução aos conceitos básicos e a procedimentos técnicos, éticos e sociais da publicidade e Propaganda.
Estimular no aluno o censo crítico, o discernimento ideológico, o domínio da argumentação, tendo em vista serem capacitações inerentes ao futuro comunicólogo.
C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
I- Conceitos da Comunicação Social enquanto Ciência e Aplicabilidades
- A evolução da pesquisa na área da Comunicação Social
- Ferramentas de comunicação da Publicidade e da Propaganda
- Peças de comunicação da Publicidade e da Propaganda
- Atributos estruturais da peça publicitária
- Estrutura básica de agências
- Relação entre agência, anunciantes e veículos
II- A atividade publicitária
- Panorama Profissional
- Mercado de Trabalho
III - Consumo e Sociedade
- Relações entre a comunicação social/comercial e a sociedade contemporânea
D) ATIVIDADES DISCENTES
Leituras e análises de peças publicitárias;
Exercícios de redação e de criação em sala de aula;
Debates sobre a Comunicação enquanto fenômeno social, humano, cultural e político.
E) AVALIAÇÃO
Provas bimestrais individuais
Apresentação de seminários e trabalhos de criação em grupos
Provas semestrais
Análises de peças publicitárias
F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BARRETO, Roberto Menna. Agência de propaganda e as engrenagens da história. São Paulo: Summus,2006.
CADENA, Nelson Varón. Brasil: 100 anos de propaganda. São Paulo: Edições Referência, 2001.
COHN, Gabriel. Sociologia da Comunicação: teoria e ideologia. São Paulo: Vozes, 2014.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
DUALIBI, R. Cartas a um jovem publicitário. São Paulo: Elsevier, 2006.
HARARI, Yuval N. Sapiens: uma breve história da humanidade. 46. ed. Porto Alegre: L & PM, 2019.
SANT´ANNA, A. Propaganda: teoria, prática e técnica. São Paulo: Pioneira, 2001.