PLANO DE CURSO  
ANO: 2022
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 01
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO SOCIAL    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Conceitos, história e funções do jornalismo e da publicidade e propaganda; introdução aos principais procedimentos técnicos e estabelecimento de relações entre as duas áreas da comunicação social.


B) OBJETIVOS/COMPETÊNCIAS
Dar o panorama das atividades que compõem a profissão com introdução aos conceitos básicos e a procedimentos técnicos, éticos e sociais da publicidade e Propaganda.
Estimular no aluno o censo crítico, o discernimento ideológico, o domínio da argumentação, tendo em vista serem capacitações inerentes ao futuro comunicólogo.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
I-O processo de Comunicação
1.1 - Jakobson
1.2 - Lasswell
1.2.1 - Mensagens
1.2.2 - Linguagem e estilo
1.3 - As estratégias da Comunicação
1.3.1 - Persuasão
1.3.2 - Manipulação
1.3.3 - sedução

II-Conceitos básicos de Publicidade
2.1 - Briefing,brainstorming
2.2 - Brand,faca,estande
2.3 - Display,sampling
2.4 - Target,teaser
2.5 - Jingle,spot,outdoor


III-A atividade publicitária

3.1 - As peças de comunicação da Publicidade e da Propaganda
3.2 - Ferramentas de comunicação da Publicidade e da Propaganda
3.3 - Atributos estruturais da peça publicitária
3.4 - A estrutura básica de uma agência
3.4.1 - Atendimento/planejamento
3.4.2 - Criação
3.4.3 - Mídia
3.5 - Conceito criativo
3.6 - Por que fazer Propaganda
3.7 - Onde se faz Propaganda
3.8 - Como é feita a Propaganda
3.9 - Relação entre agência, anunciantes e veículos
3.10 - Normas-padrão da atividade publicitária

IV-Consumo e Sociedade
4.1 - A sociedade de consumo
4.2 - O império do efêmero:publicidade e o valor da felicidade
4.3 - O impacto da Comunicação e as mídias sociais

V-Panorama Profissional
5.1- O mercado de trabalho
5.2- As condições salariais
5.3- As perspectivas profissionais em diferentes campos
5.4- A evolução da pesquisa na área da Comunicação Social


D) ATIVIDADES DISCENTES
* Leituras e análises de peças publicitárias;
* Exercícios de redação e de criação em sala de aula;
* Debates sobre a Comunicação enquanto fenômeno social, humano, cultural e político.


E) AVALIAÇÃO
* Provas bimestrais individuais
* Apresentação de seminários e trabalhos de criação em grupos
* Provas semestrais
* Análises de peças publicitárias


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CITELLI,Adilson.Linguagem e persuasão.S.P.:Ática,2004
FIORIN,José Luiz.Linguagem e ideologia.S.P.:Ática,2007
GONTIJO, Silvana. O livro de Ouro da Comunicação. Rio de Janeiro, Ediouro, 2004.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BAUDRILLARD,Jean.A sociedade de consumo.R.J.Edições 70,2009.
BAUMAN,Zygmund.Vida para consumo.R.J.:Zahar.2008.
DUALIBI,R.Cartas a um jovem publicitário.S.P.:Elsevier,2006.
LEÃO, T. Me formei em publicidade, e agora? S.P.: Nobel, 2008.LIPOVETSKY,Gilles.O império do efêmero.S.P.:Companhia das letras,1987
PETIT, F. Propaganda ilimitada.S.P.: Siciliano,2008.
SAMPAIO,R.Propaganda de A a Z.S.P.:Elsevier,2013
SANTANNA, A. Propaganda:teoria, prática e técnica.S.P.: Pioneira, 2009.
TOSCANI, O. A publicidade é um cadáver que nos sorri. R.J.: Ediouro,2005.