Aulas Teóricas: 74
A) EMENTA
Abordagem da tecnologia computacional da estética jornalística e do aspecto visual da publicidade; introdução ao desenvolvimento da habilidade de criar, preparar e apresentar idéias para material visual (jornalístico e publicitário).
B) OBJETIVOS/COMPETÊNCIAS
A disciplina introduz o conhecimento inicial de informática aplicada à comunicação, trazendo uma apresentação das plataformas de hardware e softwares; traz conceitos e elementos de design aplicado.
Objetiva iniciar a capacitação do aluno em criação, edição, redesign e produção de materiais gráficos para comunicação: peças publicitárias, layout de revistas, livros, ebooks e quaisquer outras mídias que envolvam texto, desenhos e fotos.
C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Conhecimento das técnicas de ilustrações vetoriais e paginação gráfica, por meio de softwares específicos
2. Textos
Importar textos
Gerar caixas de texto e textos artísticos
Paginação de peças publicitárias
Paginação de material jornalístico
Aplicação de conceitos de alinhamento, equilíbrio e proporção através de colunas de texto
3. Ilustração e Imagem
Introdução do conceito de softwares de mapas de bits para retoques fotográficos
Seleção e corte
Tratamento e edição de ilustrações e imagens.
Ajuste de cores e efeitos.
Criação de marca através de ilustração vetorial
Estudos de casos
4. A utilização de novas mídias para a criação digital: aplicações;
Tecnologia digital, influências e transformações na criação e produção de projetos gráficos em publicidade e jornalismo
Metodologia de criação, produção e significação em novas mídias
5. Ferramentas
Adobe illustrator
Interface
Utilização
Diagramação
Adobe Photoshop
Características
Inovação
Utilização
Formatos
Interface gráfica
Edição de nós, transparência, anti-aliasing, textos, degradês, vetorização, múltiplas camadas
D) ATIVIDADES DISCENTES
Aulas e exercícios práticos em laboratório de informática.
E) AVALIAÇÃO
Avaliação processual com trabalhos práticos e prova em laboratório.
F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GRUSZYNSKI, Ana Claudia. Design Gráfico: do Invisível ao Ilegível. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.
FALHEIROS, Dário Pimentel. O mundo gráfico da informática: editoração, design gráfico e artes digitais. São Paulo: Futura, 2003.
MARTINS, Nelson. A Imagem Digital na Editoração: Manipulação, Conversão e Fechamento de Arquivos. São Paulo: Senac, 2003.
MATSUSHITA, Raquel. Fundamentos Gráficos para um Design Consciente. São Paulo: Musa Editora, 2011.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALVES, William Pereira Adobe Illustrator CC : descobrindo e conquistando : versa~o em portugue^s : para windows 1. ed. - Sa~o Paulo : E´rica, 2014. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536518619/cfi/2!/4/4@0.00:11.0 Acesso em 28 jan 2020.
FIDALGO, Joa~o Carlos de Carvalho. Diagramac¸a~o com InDesign® 1. ed. - Sa~o Paulo: E´rica, 2012. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536519029/cfi/4!/4/4@0.00:38.2 Acesso em 28 jan 2020.
STRUNCK, Gilberto. Como Criar Identidades Visuais para Marcas de Sucesso. Rio Books, 2007.