PLANO DE CURSO  
ANO: 2022
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 01
DISCIPLINA: FOTOGRAFIA    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Linguagem fotográfica, histórico e evolução; introdução às técnicas da fotografia de encomenda (fotografia publicitária) e da fotografia documental (fotojornalismo); registro fotográfico, sua utilização e implicações éticas; modos de produção da imagem para jornais e revistas: das redações às agências de notícias; linguagem e procedimentos mercadológicos da fotografia publicitária.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Capacitar o aluno para uma visão histórica e global da fotografia nos meios de comunicação. Reconhecimento dos diversos equipamentos profissionais disponíveis no mercado e dos diferentes materiais de consumo, além do domínio das adequadas técnicas de utilização. Preparar o aluno de fotografia para conhecer o campo de trabalho do fotojornalismo e da fotografia publicitária.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. História da fotografia, personagens e os diferentes processos de outrora, destacando a dimensão histórica da fotografia nos meios de comunicação
2. Os diferentes equipamentos fotográficos e de edição de imagem
3. A câmara fotográfica, controles de diafragma e obturador de velocidades
4. A correlação diafragma/obturador, e sua relação com a profundidade de campo
5. Características das objetivas e sua adequação
6. Características dos filtros e sua utilização


D) ATIVIDADES DISCENTES
aulas teóricas e aulas práticas no estúdio de fotografia


E) AVALIAÇÃO
avaliações teóricas e trabalhos práticos


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas: Papirus, 1993.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BROWN, Alan. Lighting Secrets for the Professional Photographer. Cincinnat: F&W Publications, 1990.
CAMARGO, Issac Antonio. Reflexões sobre o Pensamento Fotográfico. Londrina: Ed. UEL, 1997.
KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Melhoramentos, 1989.