PLANO DE CURSO  
ANO: 2022
 
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA SÉRIE: 01
DISCIPLINA: CRIATIVIDADE E PROCESSOS COGNITIVOS    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA
Processos de criação; estratégia criativa; desenvolvimento de competências criativas; determinação de objetivos criativos; obtenção e utilização de dados e informações editoriais e visuais; mecanismos de motivação e estímulo criativo na comunicação.


B) OBJETIVOS/COMPETÊNCIAS
Apresentar aos alunos como se constitui historicamente a noção de a criatividade, e o tipo de homem exigido em sua constituição, bem como, exercitar as diversas formas de pensamento e reflexão que está noção impõe.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. O que é criatividade?
1.1. História, conceitos e teorias
2. Processos Cognitivos Básicos
2.1. Cognição
2.2. Percepção
2.3. Motivação
2.4 Intuição
3. O pensamento criativo
3.1. Aspectos do Pensamento Criativo
3.2. Fluência
3.3. Flexibilidade
3.4. Originalidade
3.5. Elaboração e desenvolvimento
3.6. Teoria do Pensamento Lateral, de Edward de Bono
3.7. Teoria do pensamento divergente, de J.P. Guilford
4. O processo criativo
4.1 Bloqueios à criatividade
5. Técnicas de criatividade
5.1 Mapa Mental
5.2 Brainstorm
5.3 Descontinuidade
5.4 Comparações metafóricas
Inversão de hipóteses
6. Criatividade e a publicidade e propaganda
O que é psicologia?
O que é subjetividade?


D) ATIVIDADES DISCENTES
1. Trabalhos Individuais e em Grupo
2. Discussões em Grupo
3. Pesquisas
4. Realização de eventos coletivos


E) AVALIAÇÃO
O Aluno será avaliado através de:
1. Trabalhos Escritos
2. Apresentação Oral
3. Exercícios práticos, simulações e vivências
4. Avaliação Escrita
5. Envolvimento nas aulas


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CHRISTENSEN, C.M.; RAYNOR, M.E. O crescimento pela inovação. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
VIEIRA, S. Raciocínio criativo na publicidade. 15 ed. São Paulo: Loyola, 2016.
PREDEBON, J. E. Criatividade: abrindo o lado inovador da mente. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
KELLEY, T. As 10 faces da inovação: estratégias para turbinar a criatividade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
DUAILIBI, R.; SIMONSEN Jr., R. Criatividade & Marketing. São Paulo, Makron, 2009.
HERREIRA, L. G. P. Seja Criativo: como despertar a criatividade com motivações genuínas. São Paulo: Paulus, 2008.
PREDEBON, J. Criatividade: abrindo o lado inovador da mente: o caminho para o exercício prático dessa potencialidade, esquecida. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
VON OECH, R. Um TOC na cuca. São Paulo: Cultura, 1995.