PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - Noturno SÉRIE: 4
DISCIPLINA: ENGENHARIA DE SOFTWARE II    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA

Gerenciamento e controle de qualidade do processo de engenharia de software. Definição de requisitos e validação. Análise e projeto de sistemas. Projeto orientado por objetos. Especificação de software. Ferramentas CASE. Processo de desenvolvimento de software. Métricas. Testes de programas. Análise e Projeto Orientado a Objetos (A/POO), amparado pelas técnicas de modelagem utilizando UML, incorporando os elementos principais dos métodos de Booch, OMT e Objetory, que contribuíram na definição da UML. Será empregada a ferramenta case ROSE, da proprietária Rational.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de: Usar as potencialidades dos processo ágeis e tradicionais. Inferir o tamanho de um software, utilizando as métricas praticadas no mercado. Analisar e desenvolver projetos orientados a objetos.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

1. Processo de Software

2. eXtreme Programming e SCRUM

3. Métricas de Software

4. A atividade de projeto de software focando orientação a objetos

D) ATIVIDADES DISCENTES

1. Aulas teóricas e práticas
2. Exercícios individuais e em grupo
3. Aulas práticas em laboratório
4. Desenvolvimento e apresentação de trabalhos relacionados ao conteúdo programático.

E) AVALIAÇÃO

Trabalhos e avaliações periódicas






F) BIBLIOGRAFIAS

BÁSICAS

SOMMERVILLE I. Engenharia de Software. 6ª Edição. Addison Wesley, 2003.`
PAULA FILHO, W. P. Engenharia de Software: Métodos Fundamentos Métodos e
Padrões. Rio: LTC. 2ª ed. 2003.
PETERS, J. F.; PEDRTCZ, W. Engenharia de Software: Teoria e Prática. Rio: Ed.
Campus 2001.
LARMAN, C. Utilizando UML e Padrões: Uma Introduçao a Analise e ao Projeto Orientados
a Objetos. 3ª. Edição. Bookman 2000.