PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS SÉRIE: 03
DISCIPLINA: ENGENHARIA DE SOFTWARE II    
 

Aulas Teóricas: 76

A) EMENTA
Gerenciamento e controle de qualidade do processo de engenharia de software. Definição de requisitos e validação. Análise e projeto de sistemas. Projeto orientado por objetos. Especificação de software. Ferramentas CASE. Processo de desenvolvimento de software. Métricas. Testes de programas. Análise e Projeto Orientado a Objetos (A/POO) utilizando-se das técnicas em destaque em ambiente científico e mercado de trabalho.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Compreender os processos de desenvolvimento ágil de software. Esse processo envolve desde a análise de requisitos, desenvolvimento, implementação e manutenção do software, até o uso de ferramentas, procedimentos e documentos relacionados a esse processo. Desenvolver um modelo de negócio estimulando o empreendedorismo e uma startup para inovar com aplicativos ou serviços de software na área da economia do acesso. Busca de um modelo de negócio escalável, que pode ser repetido e que seja lucrativo. Modelo de negócios Canvas e Elevators Pith. Será usado gestão ágil de projetos de software com Scrum.
Objetivos:
1 - Melhorar Time-to-market (entrega rápida) e Maior Retorno sobre o Investimento;
2 - Maior Satisfação do Cliente e Melhor Gestão de Mudanças de Prioridades e requisitos;
3 - Melhor Visibilidade dos Projetos;
4 - Maior Produtividade;
5 - Equipes mais Motivadas;
6 - Melhor disciplina na Engenharia e Melhor Qualidade Interna;
7 - Processo de Desenvolvimento Simplificado;
8 - Redução de Risco;
9 - Redução de Custos.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1 - Fundamentos do Scrum
1.1 - Princípios Ágeis;
1.2 - O Scrum e seu Processo;
1.3 - Gerenciamento Ágil;
1.4 - Estimativas Ágeis;
1.5 - Priorização de Backlog;
1.6 - XP e Kanban;
1.7 - TDD Test-Driven Development
1.8 - O Scrum e modelos de qualidade (MPS-BR);
2 - UX/UI
2.1 - Aplicativo Figma.
2.2 - Desenvolvimetno de uma interface gráfica para usuário.


D) ATIVIDADES DISCENTES
1 - Criação de um modelo de StartUp envolvendo software e inovação.
2 - Simulação das cerimônias do processo de desenvolvimento de software Scrum em sala de aula, product backlog, sprint backlog, daily scrum, sprint planning, sprint review retrospective e agile radiator com a ferramenta Jira com Scrum.
3 - Desenvolvimetno de uma interface gráfica com Figma.
4 - Estudo do Scrum guide para certificação básica Assessments of basic Scrum and Developer knowledge pelo site oficial scrum.org.


E) AVALIAÇÃO
1 - Verificação da execução correta do processo Scrum através do Scrum checklist.
2 - Apresentação de um protótipo de uma interface gráfica feita no Figma.
3 - Certificação básica Assessments of basic Scrum and Developer knowledge pelo site oficial scrum.org.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
COHN, MIKE: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE COM SCRUM: APLICANDO MÉTODOS ÁGEIS COM SUCESSO. 2011.
PHAM, ANDREW: SCRUM EM AÇÃO: GERENCIAMENTO E DESENVOLVIMENTO ÁGIL DE PROJETOS DE SOFTWARE. 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Cohn, Mike. Desenvolvimento de software com Scrum. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo A, 2011.
Coutinho, Carlos. Resiliencia Agil. Disponível em: Minha Biblioteca, Editora Alta Books, 2021.
Martin, Robert C. Desenvolvimento Ágil Limpo. Disponível em: Minha Biblioteca, Editora Alta Books, 2020.
PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software. São Paulo: Mcgraw-hill, 2006.
SOMMERVILLE, Ian. Engenharia de Software. São Paulo: Pearson, 2011.