PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - Noturno SÉRIE: 03
DISCIPLINA: ENGENHARIA DE SOFTWARE I    
 

Aulas Teóricas: 156

A) EMENTA
Estudo de problemas relativos ao projeto e desenvolvimento de software. Análise de Requisitos. Validação e manutenção. Gerenciamento e organização de projetos de software. Técnicas e ferramentas de especificação.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Ao término da disciplina, o aluno deverá ser capaz de: identificar e discutir as atividades técnicas e de engenharia da produção de um produto de software; descrever aspectos, princípios e métodos associados com a teoria e prática da engenharia de software; trabalhar como parte de um grupo e conhecer os processos de desenvolvimento de software; e estar ciente dos aspectos envolvidos na ética profissional.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Introdução à Engenharia de Software
1.1. Modelos de processos de desenvolvimento de software
1.2. Ciclos de vida do desenvolvimento de software
2. Requisitos do Software
2.1. Técnicas de Levantamento
2.2. Análise dos Requisitos: classificação; resolução de conflitos
2.3. Validação dos Requisitos: revisão
2.4. Gerenciamento dos Requisitos: atributos; documentação da especificação
3. Projeto de Software
3.1. Metodologia de Especificação de Software
4. Prática de desenvolvimento de software
5. Planejamento e Gerência de Projeto de Software
5.1. WBS - Work Breakdown Structure
5.2. Definição e sequenciamento de atividades
5.3. Estimativas de duração e cronogramas
5.4. Definição de recursos
5.5. Estimativas de custos e orçamento
5.6. Controle de custos
6. Ética Profissional e Sociedades Profissionais


D) ATIVIDADES DISCENTES
1. Aulas teóricas e práticas
2. Exercícios individuais e em grupo
3. Aulas práticas em laboratório
4. Desenvolvimento de projeto prático
5. Desenvolvimento e apresentação de trabalhos relacionados ao conteúdo programático


E) AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado na forma de:
1. Avaliações escritas
2. Trabalhos práticos
3. Apresentação de seminários


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
PRESSMAN, R. Engenharia de Software. 6ª edição. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
RUMBAUGH, J. Modelagem e Projetos Baseados em Objetos. 2ª edição. Ed. Campus, 2006.
SOMMERVILLE,I. Engenharia de Software. 6ª edição. São Paulo: Addison Wesley, 2003.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GUEDES, G. T. UML 2: uma Abordagem Prática. Ed. Novatec, 2009.
HUMPHREY, Watts. Introduction to the Team Software Process. Ed. Addison-Wesley, 1999.
MASIEIRO, Paulo César. Ética para Profissionais em Computação. São Paulo: EDUSP, 2000.
MOLINARI, L. Testes Funcionais de Software. Ed. Visual Books, 2008.
PAGE, J. Projeto Estruturado de Sistemas. São Paulo: McGraw Hill, 1988.
PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. Project Management Institute. 1996.
SCHACH, S. Engenharia de Software: os Paradigmas Clássico Orientado a Objetos.
Ed. McGraw-Hill, 2009.
TONSIG, L.S. Engenharia de Software: Análise e Projeto de Sistemas. Ed. Ciência
Moderna, 2008.
YOURDON, E. Análise Estruturada Moderna. 10ª edição. Rio de Janeiro: Campus, 1990.