PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - Noturno SÉRIE: 2
DISCIPLINA: LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO    
 

Aulas Teóricas: 148

A) EMENTA

Programação em linguagem C e C++: comandos da linguagem, ambiente de programação, recursos adicionais, funções, tipos abstratos de dados e manipulação de arquivos. Linguagem Assembly. Aritmética decimal. Entrada e saída. Operações lógicas. Instruções de edição. Sub-rotinas e macros.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Levar ao aluno os conceitos aprofundados da linguagem de programação C/C++ e C#, ambiente de programação, recursos adicionais, funções, tipos abstratos de dados e manipulação de arquivos. Conceitos de programação orientada a objetos, programação visual e programação WEB.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

1. Conceitos de Programação Orientada a Objetos
1.1. Classes
1.2. Objetos
1.3. Construtores
1.4. Métodos Acesso
1.5. Métodos Modificadores
1.6. Objetos Constantes
1.7. Herança
1.8. Polimorfismo
1.9. Interfaces

2. Linguagem de programação visual
2.1. Conceitos Básicos
2.2. Criação de Formulários
2.3. Manipulação de Controles e Eventos
2.4. Acesso a Banco de Dados
2.5. Programação em Camadas
2.6. Desenvolvimento de Aplicações

3. Programação WEB
3.1. Conceitos de Programação WEB
3.2. Manutenção de Estados (variáveis)
3.3. Troca de Valores entre páginas (PostBack)
3.4. Criação de Menus
3.5. Criação de Estilos
3.6. Acesso a Banco de Dados
3.7. Programação em Camadas
3.8. Controle de Acesso (LOGIN)
3.9. Persistência de Dados
3.10. Framework de Persistência
3.11. Arquitetura de Aplicações WEB
3.12. Framework de Arquitetura MVC


D) ATIVIDADES DISCENTES

1. Resolução de exercícios
2. Elaboração de exercícios
3. Pesquisas individuais e em grupo, abordando aspectos teóricos de conteúdo programático
4. Apresentação de seminários
5. Trabalhos individual ou em grupos
6. Elaboração de programas


E) AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado na forma de:
1. Provas escritas ou práticas
2. Trabalhos


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GREENE, Jennifer. Use A Cabeça! C#. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

MANZANO, José Augusto N. G.. Programação de Computadores com C++: Guia Prático de Orientação e Desenvolvimento. São Paulo: Érica, 2011.

MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em Linguagem C++. São Paulo: McGraw-Hill, 1995. Volumes 1 e 2.

SAVITCH, Walter J.. C++ Absoluto. São Paulo: Addison Wesley, 2004.


G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
COSTA, Eduard Montgomery Meira. Programação em C Parqa Windows. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011

DEITEL Harvey M., C++ Como Programar, Perason Education, 2003.

DROZDEK, Adam. Estruturas de Dados e Algoritmos em C++. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002

GREENE, Jennifer and STELLMAN, Andrew. Use a Cabeça C#. Alta Books. 2011.

GRIFFITHS, David. Use A Cabeça!: Programação. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010.3

HORSTMANN, Cay. Conceitos de Computação com o essencial de C++. 3ª ed., Porto Alegre:Bookman, 2005.

JOYANES AGUILAR, Luis. Programação em C++ : Algoritmos, Estrutura de Dados e Objetos. São Paulo: Mcgraw-hill, 2008.

KOFFMAN, Elliot B.. Objetos, Abstração, Estrutura de Dados e Projeto Usando C++. Rio de Janeiro: Ltc, 2008.

LAFORE, Robert. Object-Oriented Programming in C++. Waite Group Press, 1995.

MILLER, Alan. R. Assembly IBM PC: Técnicas de Programação. São Paulo: Ebras, 1988.
PAPPAS, Chris, MURRAY, William. Turbo C++ Completo e Total. São Paulo: Makron Books, 1991.

PIVETA, Eduardo Kessler. C+++ Eficaz: 55 Maneiras de Aprimorar Seus Programas e Projetos. Porto Alegre: Bookman, 2011.

SILVA FILHO, Antonio Mendes Da. Introdução à Programação Orientada A Objetos com C++. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.


H) Ferramenta de Apoio ao Ensino Presencial da FEMA
https://www.fema.edu.br/moodle/