PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO SÉRIE: 3
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA    
 

Aulas Teóricas: 111

A) EMENTA

Fundamentos e natureza da pesquisa científica. Definição de pesquisa e do papel da teoria na investigação científica. Etapas de uma pesquisa. Instrumentos de coleta de dados. Projeto de pesquisa e elaboração de artigos científicos: conceito e elaboração. Elementos estruturadores do projeto de pesquisa e artigo. Formas de análise de dados. Elaboração da pesquisa e seu desenvolvimento. Compilação dos resultados da pesquisa sob a forma de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Fornecer ao aluno arcabouço teórico-prático sobre o trabalho científico, no processo de investigação científica, preparando-o para elaborar textos acadêmicos, além de melhor instrumentalizá-lo para a realização de pesquisas.
Tornar clara a relação existente entre o campo do conhecimento e os métodos existentes, para auxiliar o aluno quanto à justificativa da escolha do seu objeto de pesquisa, a fim de demonstrar, claramente, os motivos, as limitações e as vantagens do tipo de pesquisa e objeto escolhidos.
Auxiliar o aluno no desenvolvimento de um olhar crítico sobre os principais tipos de pesquisa, segundo seus fundamentos epistemológicos, buscando adaptá-los à sua realidade e ao seu objeto de pesquisa.
Orientar os conhecimentos específicos da área de Administração, respeitando-se a tríade Pesquisa, Formação e Prática.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
1. Conceitos de leitura, leitura dinâmica (leitura de um artigo, grifo e resumo)
2. Natureza do Conhecimento Científico (científico x vulgar x teológico x intuitivo)
3. Monografia: delimitação do tema e problemas de pesquisa.
4. Formulação de Hipóteses: apresentação do problema, enunciação das hipóteses.
5. Quadro teórico: conceito de compatibilidade, consistência e coerência.
6. Procedimentos Metodológicos e Técnicos em Pesquisa Empírica, Experimental, Teórica, Quantitativa e Qualitativa.
7. Processos lógicos no estudo das várias etapas do trabalho científico: análise e síntese.
8. Formulação de Conceitos: compreensão, extensão, definição e divisão.
9. Resumo: como elaborar a partir da leitura.
10. Elaboração do pré-projeto de pesquisa científica.
11. Crítica textual dos pré-projetos elaborados (apresentação e arguição).
12. Trabalho de Conclusão de Curso: primeiros passos (roteiro de trabalho)

D) ATIVIDADES DISCENTES
As atividades em classe e extraclasse serão desenvolvidas por meio de procedimentos didáticos específicos, sob forma de técnicas de ensino individuais e em grupo, de modo a envolver os alunos em aprendizagens significativas. Destacamos, dentre outras, as seguintes atividades: leituras, debates, discussões e análise de textos verbais e não-verbais (jornais, revista, filmes, histórias em quadrinhos, propagandas etc.), pesquisas e seminários, etc.

E) AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será contínuo e concomitante ao desenvolvimento de cada unidade. Para efeito dessa avaliação, serão considerados todos os trabalhos resultantes das atividades desenvolvidas individualmente e em grupos: análise e interpretação de textos, de filmes, apresentação de seminários, exercícios e provas. Autoavaliação do aluno. Avaliação da disciplina e do professor.

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AZEVEDO, Celicina Borges. Metodologia científica ao alcance de todos. 3 ed. Atlas, 2013.
DALBERIO, Osvaldo. Metodologia Científica: Desafios e caminhos. 2 ed. Paulus, 2011.
PEREIRA, José Matias. Manual de metodologia da pesquisa científica. 3 ed. Atlas, 2012.


G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 45 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
GOLD, Miriam. Escrevendo com sucesso na era da globalização. 3 ed. São Paulo: Pearson, 2005.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2002.