PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 01
DISCIPLINA: INFORMÁTICA E NOVAS TECNOLOGIAS    
 

Aulas Teóricas: 40

A) EMENTA
A química e as novas tecnologias. Utilização e avaliação de editores de textos, planilhas eletrônicas, softwares de apresentação, voltados ao suporte didático na área da química. Noções de Internet como ferramentas de busca e pesquisa, transferência de dados, comunicações on-line e como ferramenta de auxílio ao ensino de química (Moodle e portal RIVED). A importância do uso das tecnologias da comunicação e informação (TIC's), como recurso pedagógico, para o desenvolvimento pessoal e profissional na área da química.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de utilizar ferramentas computacionais que o auxilie em suas pesquisas e/ou preparação de aulas, como editores de textos, planilhas eletrônicas, softwares de apresentação, e publicações de conteúdo na WEB, voltados ao suporte didático na área da química.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

? 1. A Internet e o comportamento do Consumidor
? 1.1. Apresentação e discussão sobre comportamento online
? 1.2. Redes sociais e mídias digitais
? 1.3. Análise crítica sobre o mundo digital contemporâneo
? 1.4. As tecnologias e a Educação

? 2. Princípios do Design aplicado aos softwares de apresentação
? 2.1. os 4 princípios básicos
? 2.2. Proximidade e Alinhamento
? 2.3. Repetição e Contraste
? 2.4. Aplicação em material didático

? 3. INTERNET
? 3.1. Conceitos e características
? 3.2. Armazenamento na Nuvem
? 3.3. Conhecendo o Google Drive
? 3.4. Segurança da informação

? 4. APLICATIVOS
? 4.1. Conhecendo os softwares de edição de texto com suas principais características
? 4.2. Criando documentos e tabelas
? 4.3. Conhecendo os softwares de planilhas eletrônicas
? 4.4. Criando planilhas dinâmicas na nuvem;
? 4.5. Exercícios de criação e aplicação das ferramentas
? 4.6. Software de edição de imagens;
? 4.7. Exercícios de criação e aplicação das ferramentas


D) ATIVIDADES DISCENTES
1. Trabalhos individuais e em grupo
2. Práticas de laboratório de informática
3. Leituras e pesquisas em livros, artigos e internet


E) AVALIAÇÃO
1. Prova prática em laboratório de informática
2. Trabalhos


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Wheeler, Alina. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas . Disponível em: Minha Biblioteca, (5ª edição). Grupo A, 2019.
WILLIAMS, Robin. Design para quem não é designer: Noções básicas de planejamento visual. 8 Ed. São Paulo, 1995
SILVA, M. G. da, Informática - Terminologia - Microsoft Windows 8 - Internet - Segurança - Microsoft Word 2013 - Microsoft Excel 2013 - Microsoft PowerPoint 2013 - Microsoft Access 2013, 1ª ed., São Paulo: Érica, 2014. (Biblioteca Virtual - Minha Biblioteca)
TAJRA, S. F. Informa?tica na Educação: novas ferramentas pedago?gicas para o professor na atualidade, 9ª ed., São Paulo: Érica, 2012. (Biblioteca Virtual -Minha Biblioteca)
TAJRA, S. F. Informática na Educação: o uso de tecnologias digitais na aplicação das metodologias ativas, 10ª ed., São Paulo: Érica, 2019. (Biblioteca Virtual -Minha Biblioteca)


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
VELLOSO, F. de C. Informática: conceitos básicos, 10ª ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. (Biblioteca Virtual -Minha Biblioteca)
MARÇULA, M.; BENINI FILHO, P. A. Informática: conceito e aplicações, 5ª ed., São Paulo: Érica, 2019. (Biblioteca Virtual -Minha Biblioteca)