PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 1
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO    
 

Aulas Teóricas: 72

Sistema educacional brasileiro, sua história e políticas. Organização da Educação Brasileira e seus fundamentos legais e filosóficos. A estrutura e a organização do Sistema Escolar Brasileiro e o reconhecimento das diferenças educacionais em outros países. As diretrizes curriculares nacionais para a Educação Básica. A Lei nº. 9394/96 (LDB) e suas atualizações. A realidade educacional e a função social da escola no atual contexto histórico, cultural, político e social. Educação para a diversidade e pluralidade cultural. PCC (12 h/a) - Levantamento da história da educação de outros países e sua organização, comparando com a educação brasileira.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
1. Analisar e entender a organização e funcionamento do Ensino Fundamental e médio.
2. Possibilitar ao aluno uma reflexão, no sentido de compreender a realidade e analisar criticamente a estrutura do ensino brasileiro, bem como sua função social, compreendendo o contexto no qual irá exercer sua prática docente.
3. Fornecer subsídios para análise de leis, pareceres, regimentos, etc., relacionados à escola pública e particular.
4. Caracterizar o sistema escolar brasileiro através da análise da legislação pertinente.
5. Possibilitar ao aluno uma reflexão do papel da educação de maneira crítica de modo a entender os novos paradigmas da educação: educação inclusiva, bioeducação, educação para a diversidade e pluralidade cultural.
6. Identificar os fundamentos epistemológicos da prática docente e sua relação com os processos de construção do conhecimento em sala de aula.
7. Explorar a relação entre Educação e Sociedade, identificando a influência do contexto histórico-social capitalista nas atuais propostas educativas.
8. Analisar os desafios da Educação no contexto brasileiro, presente e futuro.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

1. O conceito de educação em debate
1.1 O papel do educador e sua formação
1.2 A práxis pedagógica
1.3 Fundamentos epistemológicos da educação
1.4 Panorama histórico do pensamento pedagógico

2. A relação educação e sociedade
2.1 Educação na sociedade capitalista: a pedagogia liberal e o tecnicismo
2.2 A crítica da educação: os crítico-reprodutivistas e a desescolarização
2.3 A educação progressista

3. Desafios da educação brasileira para o século XXI: Globalização: neoliberalismo e interculturalidade. (PCC - 12h levantamento da história da educação de outros paises e sua organização)
3.1 Educação e tecnologias de informação e comunicação (TIC).
3.2 Precarização do trabalho docente e do ambiente escolar. Educação popular, movimentos sociais e minorias sociais.
3.3 Educação e Direitos Humanos. Acessibilidade.

4. Organização do Ensino Brasileiro
4.1. Evolução histórica e politicas educacionais
4.2. Sistema Escolar Brasileiro. Níveis de Ensino. Modalidades de Ensino.
4.3. Funcionamento do sistema escolar - LDB
4.4 O Ensino Fundamental, princípios , finalidades e sua função social. Avaliação, Recuperação e Promoção. A organização formal da escola, estrutura Administrativa da Escola.
4.5. O ensino Médio, considerações históricas, políticas Educacionais e os novos paradigmas da educação: educação inclusiva, bioeducação, educação para a diversidade e pluralidade cultural.

5. Organização Escolar
5.1 Os professores - A formação - Mudança possível - O trabalho docente
5.2 Os alunos - Os números - O que fazer - O Ensino noturno
5.3 A democratização necessária



D) ATIVIDADES DISCENTES

1. Participação em aulas
2. Análise e resumos de livros e de textos
3. Realização de provas
4. Realização de seminários
5. Discussão de filmes



E) AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado na forma de:

1. Resumos de livros e de textos
2. Trabalhos escritos individuais e em grupos
3. Apresentação de seminários
4. Realização de provas escritas
5. Relatórios



F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Bibliografia Básica
BRANDÃO, C. R. O que é Educação, São Paulo: Brasiliense, 2013.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas,
estrutura e organização, 7ª. ed., São Paulo: Cortez, 2009.
SOUZA, P. N. P.; SILVA, E. B. da. Como Entender e Aplicar a Nova LDB, São
Paulo: Pioneira Thomson Lerning, 2001.


G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Bibliografia Complementar
LOPES, E. M. T.; FILHO, L. M. F.; VEIGA, C. G. (Org.). 500 anos da educação no
Brasil, 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SAVIANI, D. Educação Brasileira: estrutura e sistema. Campinas: Autores
associados, 2012