PLANO DE CURSO  
ANO: 2022
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 01
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO    
 

Aulas Teóricas: 80

A) EMENTA
Sistema educacional brasileiro, sua história e políticas. Organização da Educação Brasileira e seus fundamentos legais e filosóficos. A estrutura e a organização do Sistema Escolar Brasileiro e o reconhecimento das diferenças educacionais em outros países. As diretrizes curriculares nacionais para a Educação Básica. A Lei nº. 9394/96 (LDB) e suas atualizações. A realidade educacional e a função social da escola no atual contexto histórico, cultural, político e social. Educação para a diversidade e pluralidade cultural.
PCC (12 h/a) - Levantamento da história da educação de outros países e sua organização, comparando com a educação brasileira.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Conhecer o sistema educacional brasileiro, sua organização e seus fundamentos legais. Reconhecer as diferenças educacionais relacionadas aos outros países. Verificar a realidade educacional e a função cultural, politica e social da escola.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
Educação e seus fundamentos
Organização da educação brasileira: princípios legais e filosóficos
Concepções educacionais
Pensadores da educação
Pensadores modernos da educação
A formação profissional e a prática pedagógica
A função social da escola estrutura da educação brasileira
A educação para a diversidade e a pluralidade social a questão da inclusão e da educação especial
As novas tecnologias a serviço da educação: Conhecendo a EaD e as TICS. PCC: introdução à prática como componente curricular? divisão de grupos e orientações iniciais.
A educação como direito fundamental
A formação docente: a profissionalização e a prática pedagógica com ênfase nos professores de química
O sistema educacional brasileiro em relação a educação de outros países uma proposta de comparação. PCC (Investigação sobre algumas metodologias e estudo de química que são aplicados em outros países e que possam ser aplicados nas escolas Brasileiras).
Apresentação Pesquisa do PCC.


D) ATIVIDADES DISCENTES
- Utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA-Moodle), possibilitando experiências que mobilizem a construção de conhecimento por meio da interação e da interatividade.
- Exercícios e estudos de casos práticos que mobilizem os conhecimentos sobre os conteúdos da disciplina.
- Debates e reflexões que mobilizem o interesse do aluno e a identificação de oportunidades para aplicação dos conhecimentos e habilidades em suas atividades (função social da disciplina)


E) AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será contínuo e processual, considerando todos os trabalhos resultantes de atividades. Apresentação das atividades teórico práticas, avaliação semestral escrita e individual.
NOTA - 40% AVA
30% PRESENCIAL
30% PROVA


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRITO, G. N. de. Fundamentos da Educação. São Paulo: Cengage Learning, 2016. (Biblioteca Virtual - Minha Biblioteca)
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização, 7ª. ed., São Paulo: Cortez, 2009.
SAVIANI, D. Educação Brasileira: estrutura e sistema, 11ª ed., Campinas: Autores associados, 2012.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRANDÃO, C. R. O que é Educação, São Paulo: Brasiliense, 2013.
MAGRI, C. Estrutura e Funcionamento do Ensino, São Paulo: Cengage learning, 2016. (Biblioteca Virtual - Minha Biblioteca)