PLANO DE CURSO  
ANO: 2021
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 01
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO    
 

Aulas Teóricas: 80

A) EMENTA
Sistema educacional brasileiro, sua história e políticas. Organização da Educação Brasileira e seus fundamentos legais e filosóficos. A estrutura e a organização do Sistema Escolar Brasileiro e o reconhecimento das diferenças educacionais em outros países. As diretrizes curriculares nacionais para a Educação Básica. A Lei nº. 9394/96 (LDB) e suas atualizações. A realidade educacional e a função social da escola no atual contexto histórico, cultural, político e social. Educação para a diversidade e pluralidade cultural.
PCC (12 h/a) - Levantamento da história da educação de outros países e sua organização, comparando com a educação brasileira.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS





C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)




D) ATIVIDADES DISCENTES





F) BIBLIOGRAFIA

BÁSICA
BRANDÃO, C. R. O que é Educação, São Paulo: Brasiliense, 2013.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas,
estrutura e organização, 7ª. ed., São Paulo: Cortez, 2009.
SOUZA, P. N. P.; SILVA, E. B. da. Como Entender e Aplicar a Nova LDB, São
Paulo: Pioneira Thomson Lerning, 2001.


COMPLEMENTAR
Bibliografia Complementar
LOPES, E. M. T.; FILHO, L. M. F.; VEIGA, C. G. (Org.). 500 anos da educação no
Brasil, 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SAVIANI, D. Educação Brasileira: estrutura e sistema. Campinas: Autores
associados, 2012