PLANO DE CURSO  
ANO: 2019
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 02
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE ENSINO DE QUÍMICA    
 

Aulas Teóricas: 72

A) EMENTA
Estudo do ensino de química para o ensino fundamental e médio. Situações de simetria invertida para o ensino da Química. Técnicas de análise qualitativa de cátions e ânions. Resolução de situações problema. Participação e elaboração de situações práticas aplicadas ao cotidiano.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS


Conhecer os fundamentos necessários para análise em química analítica qualitativa. Estabelecer regras e métodos práticos para análise química qualitativa.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

1. Segurança em laboratório. Toxicologia dos produtos químicos;

2. Classificação da análise qualitativa, técnicas de análise;

3. Chama de bunsen: excitação dos átomos na chama, absorção e emissão de radiações pelos átomos excitados, coloração de chama.

4. Precipitação, técnica de separação por centrifugação;

5. Classificação de cátions e ânions, reações características de cada grupo;

6. Separação, identificação e reações características dos cátions do grupo I;

7. Separação, identificação e reações características dos cátions do grupo II-A;

8. Separação, identificação e reações características dos cátions do grupo II-B;

9. Separação, identificação e reações características dos cátions do grupo III-A;

10.Separação, identificação e reações características dos cátions do grupo III-B;

11.Separação, identificação e reações características dos cátions do grupo IV;

12. Separação, identificação e reações características dos cátions do grupo V;

13. Análise e reações características dos ânions do grupo I;

14.Análise e reações características dos ânions do grupo II;

15. Reações para identificação dos ânions dos grupos III, IV, V, VI.

17. Analise qualitativa de uma liga metálica

18. Análise qualitativa de um mineral;

19. Avaliação do efeito tampão;

20. Avaliação do equilíbrio químico;

21. Avaliação do produto de solubilidade;




D) ATIVIDADES DISCENTES

Relatórios referentes às aulas práticas

E) AVALIAÇÃO

Prova prática e teórico-prática


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIAS, S. L. P.; VAGHETTI, J. C. P.; LIMA, E. C.; BRASIL, J. de L.; PAVAN. F. A. Química Analítica: teoria e prática essenciais, Porto Alegre: Bookman, 2016.
BARBOSA, G. P. Química Analítica Uma Abordagem Qualitativa e Quantitativa. São Paulo: Érica, 2014.
ROSA, G.; GAUTO, M. GONÇALVES, F. Química analítica: práticas de laboratório. Porto Alegre: Bookman, 2013.
LEITE, F. Práticas de Química Analítica, 4ª ed., Campinas: Átomo, 2010.


G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

VOGEL, A. Química Analítica Qualitativa, São Paulo: Mestre Jow, 1981.
Revista Química nova na escola. ISSN nº 0104-8899 - Sociedade Brasileira de Química IQ_USP.