PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 3
DISCIPLINA: QUÍMICA AMBIENTAL    
 

Aulas Teóricas: 74

A) EMENTA

A crise ambiental. Ecossistemas e equilíbrio dinâmico. A dinâmica das populações. Ciclos biogeoquímicos: carbono, nitrogênio, fósforo, enxofre, hidrológico. Energia e meio ambiente. Química atmosférica: impactos ambientais, efeito estufa, destruição da camada de ozônio, chuva ácida. Química do meio aquático: legislação ambiental, uso e reuso da água, tratamento de água e esgotos. Química do meio terrestre: tipos de solo, erosão, disposição de resíduos sólidos e radioativos. Obras de proteção ao meio ambiente. As bases do desenvolvimento sustentável. Articulação das ciências na relação com a natureza.


B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS

Proporcionar conhecimentos para a compreensão, análise e descrição dos processos químicos peculiares ao Meio Ambiente e suas influências no equilíbrio ecológico; estudar o comportamento das espécies químicas nos compartimentos ambientais; estudar as técnicas de tratamento de emissões industriais e urbanas; correlacionar as bases da química com os processos e técnicas de análise de matrizes ambientais.

C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)

Química atmosférica: caracterização das regiões da atmosfera, química da camada de ozônio, processos de poluição da troposfera, efeito estufa e aquecimento global, fontes de energia e emissões de CO2;

Química da hidrosfera: química das águas naturais, DBO, DQO, COT, sistema CO2/carbonato em águas naturais, purificação de águas poluídas;

Química da litosfera: caracterização da litosfera, composição da fase sólida mineral e orgânica do solo, solução do solo, reações da matéria orgânica no solo, solos ácidos, alcalinos e alagadiços;

Projeto de prática como componente curricular (PCC): elaboração de experimentos alternativos focados no processo ensino e na aprendizagem de impactos ambientais através de experimentos com a utilização de materiais domésticos e técnicas de reciclagem de materiais.

Introdução à toxicologia: substâncias tóxicas e seus efeitos sobre à biosfera, controle e gerenciamento de resíduos tóxicos.

D) ATIVIDADES DISCENTES

Análise de textos, aulas práticas, pesquisas bibliográficas, relatórios, seminários, trabalhos escritos, visitas técnicas.

E) AVALIAÇÃO

As avaliações serão realizadas por apresentação de seminários, leitura de textos e elaboração de resenhas e resolução de listas de atividades.

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DAVIA, L.M. Princípios de Engenharia Ambiental. 3ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.
S, M.A. Química para um Futuro Sustentável. 8ª ed. Porto Alegre: Amgh, 2016.
BAIRD, C.; CANN, M. Química Ambiental, 9ª. ed., Porto Alegre: Bookman, 2013.

G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MANO, E. B.; PACHECO, E. B. A. V.; BONELLI, C. M. C. Meio Ambiente, Poluição e Reciclagem, 1ª. ed., São Paulo: Edgard Blucker, 2005.
COPOBIANO, P. R. Meio Ambiente Brasil. Avanços e obstáculos pós-Rio 92, 2ª. ed., São Paulo: FGV, 2004.
TORRES, H. ; COSTA, H. (ORG.), Poluição e Meio Ambiente: Debates e Desafios, São Paulo: SENAC, 2000.