PLANO DE CURSO  
ANO: 2020
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 1
DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS    
 

Aulas Teóricas: 72

Modalidades redacionais escritas: tradicionais e científicas (resumo, resenha crítica
e artigo). Tipologias, gêneros e características do texto (coesão, coerência e
argumentação). Variabilidade linguística: norma culta e suas variáveis. Sustentação
oral e lógica argumentativa. Análise e interpretação textual. Níveis de leitura. Análise
e interpretação. Tópicos gramaticais: nova ortografia, concordância verbo-nominal,
regência verbo-nominal, crase, acentuação e pontuação.
B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Aperfeiçoar o conhecimento da Língua Portuguesa, como instrumento mais
eficaz de comunicação e interação profissional, que poderá se constituir
em uma indispensável ferramenta de trabalho, além de contribuir para a
urgente humanização da profissão de químico.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
- Práticas de leitura e escrita em língua portuguesa, envolvendo a
produção, análise e a utilização de diferentes gêneros de textos,
relatórios, resenhas, material didático, entre outros.
- Características estruturais de um texto: coesão, coerência e argumentação.
- Língua portuguesa: unidade e variedade (reflexão pedagógica)
- Sustentação oral: retórica.
- Análise e interpretação textual: os níveis de leitura. Interpretação de
enunciados de questões de química.
- Tópicos gramaticais: nova ortografia, concordância verbo-nominal,
regência verbo-nominal, crase, acentuação e pontuação.



D) ATIVIDADES DISCENTES

As atividades em classe e extraclasse serão desenvolvidas por meio de
procedimentos didáticos específicos, sob forma de técnicas de ensino
individuais e em grupo, de modo a envolver os alunos em aprendizagens
significativas. Destacamos, dentre outras, as seguintes atividades:
leituras, debates, discussões e análise de textos verbais e não-verbais
(jornais, revista, filmes, histórias em quadrinhos, propagandas etc.),
pesquisas e seminários, etc.



E) AVALIAÇÃO

O processo de avaliação será contínuo e concomitante ao desenvolvimento de
cada unidade. Para efeito dessa avaliação, serão considerados todos os
trabalhos resultantes das atividades desenvolvidas individualmente e em
grupos: análise e interpretação de textos, de filmes, apresentação de
seminários, exercícios e provas. Autoavaliação do aluno. Avaliação da
disciplina e do professor.

F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FAVERO, L. L. Coesão e coerência textuais, 9ª. ed., São Paulo: Ática, 2002.
MARTINS, D. S; ZILBERKNOP, L. S. Português instrumental: de acordo com as
atuais normas da ABNT. 29ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
CUNHA, C. Nova gramática do português contemporâneo, 6ª ed. São Paulo:
Lexikon, 2013.q


G) BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FERREIRA, A. B. de H. Novo dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Nova
Fronteira. 2001.
WOLK, R. L. O que Einstein disse a seu cozinheiro: mais ciência na cozinha.
São Paulo: Zahar, 2005