PLANO DE CURSO  
ANO: 2024
 
CURSO: BACHARELADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL E LICENCIATURA EM QUÍMICA SÉRIE: 01
DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS    
 

Aulas Teóricas: 40

A) EMENTA
Modalidades redacionais escritas: tradicionais e científicas (resumo, resenha crítica e artigo). Tipologias, gêneros e características do texto (coesão, coerência e argumentação). Variabilidade linguística: norma culta e suas variáveis. Sustentação oral e lógica argumentativa. Análise e interpretação textual. Níveis de leitura. Análise e interpretação. Tópicos gramaticais: nova ortografia, concordância verbo-nominal, regência verbo-nominal, crase, acentuação e pontuação.

B) OBJETIVOS / COMPETÊNCIAS
Aperfeiçoar o conhecimento da Língua Portuguesa, como instrumento mais eficaz de comunicação e interação profissional, que poderá se constituir
em uma indispensável ferramenta de trabalho, além de contribuir para a urgente humanização da profissão de químico.


C) BASES TECNOLÓGICAS (CONTEÚDO PROGRAMÁTICO)
- Práticas de leitura e escrita em língua portuguesa, envolvendo a produção, análise e a utilização de diferentes gêneros de textos,
relatórios, resenhas, material didático, entre outros.
- Características estruturais de um texto: coesão, coerência e argumentação.
- Língua portuguesa: unidade e variedade (reflexão pedagógica)
- Sustentação oral: retórica.
- Análise e interpretação textual: os níveis de leitura. Interpretação de
enunciados de questões de química.
- Tópicos gramaticais: nova ortografia, concordância verbo-nominal,
regência verbo-nominal, crase, acentuação e pontuação.


D) ATIVIDADES DISCENTES
As atividades em classe e extraclasse serão desenvolvidas por meio de procedimentos didáticos específicos, sob forma de técnicas de ensino
individuais e em grupo, de modo a envolver os alunos em aprendizagens significativas. Destacamos, dentre outras, as seguintes atividades:
leituras, debates, discussões e análise de textos verbais e não-verbais (jornais, revista, filmes, histórias em quadrinhos, propagandas etc.), pesquisas e seminários, etc.


E) AVALIAÇÃO
O processo de avaliação será contínuo e concomitante ao desenvolvimento de
cada unidade. Para efeito dessa avaliação, serão considerados todos os
trabalhos resultantes das atividades desenvolvidas individualmente e em grupos: análise e interpretação de textos, de filmes, apresentação de seminários, exercícios e provas. Autoavaliação do aluno. Avaliação da disciplina e do professor.


F) BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo, 7ª ed. São Paulo: Lexikon, 2017.
MARTINS, D. S; ZILBERKNOP, L. S. Português instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. 29ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
TERRA, E. Compreendendo a língua que você fala: a gramática e o conceito de certo e errado. São Paulo: Editora Saraiva, 2021. (Biblioteca Virtual-Minha Biblioteca)


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FAVERO, L. L. Coesão e coerência textuais, 9ª. ed., São Paulo: Ática, 2002.
MEDEIROS, J. B. Português instrumental: para ler e produzir gêneros discursivos, 11ª ed., Barueri: Atlas, 2022. (Biblioteca Virtual-Minha Biblioteca)
SQUARISI, D. 50 Dicas para uso da Gramática, São Paulo: Editora Saraiva, 2021. (Biblioteca Virtual-Minha Biblioteca)